CURTAS E PICANTES (47)

Plano de desenvolvimento

Em 2012, o então governador Jacques Wagner apresentou em Teixeira de Freitas, um estudo para um Plano de Desenvolvimento Sustentável da Costa das Baleias, que envolve os 13 municípios do Território do Extremo Sul. Esse trabalho foi uma parceria do Governo do Estado, da APES-Associação dos Prefeitos do Extremo Sul da Bahia, e das empresas de celulose que atuam na região. È importante haver uma mobilização no sentido de evoluir para fazer um Plano de Desenvolvimento Estratégico do Extremo Sul para um período de 20 anos, visando orientar e organizar as iniciativas e ações dos governos municipais e da sociedade, e preparar a região para os grandes desafios do futuro.

 

Avaliação de Temer

Pesquisa Ibope encomendada pela CNI e divulgada em (28/09) mostra que o percentual de brasileiros que consideram o governo do presidente Michel Temer (PMDB) como ruim ou péssimo é de 77%. Na última pesquisa, de julho, esse percentual foi de 70%. Ainda de acordo com a pesquisa, 3% avaliam o governo Temer como ótimo ou bom. Em julho esse percentual foi de 5%. Outros 16% consideram o governo regular, ante 21% na pesquisa de julho. Este é o pior desempenho na avaliação do governo de um presidente da República desde o início da série histórica da pesquisa Ibope, em 1986, no governo José Sarney.

 

Avaliação dos municípios

Diante da situação de penúria que os municípios estão vivenciando, os prefeitos de modo geral, estão mal avaliados, depois de nove meses de governo. Poucos, muito poucos, querem ouvir falar em pesquisa, porque sabem que a situação não é boa e não querem expor as fragilidades. O importante da pesquisa é saber qual é o anseio da população para não errar de alvo na hora de eleger as prioridades. A política do pão e circo prevaleceu, desde da época do império romano, e também as obras grandiosas, porém o que se observa hoje, é que o povo quer ser cuidado nas suas necessidades básicas, principalmente na área social.

 

Polêmica do Pátio Mix

Nos últimos dias a imprensa tem divulgado sobre a polêmica gerada sobre o estacionamento do Shopping Patio Mix. A Câmara de Vereadores aprovou uma Medida Provisória para coibir o pagamento do estacionamento do Shopping. O prefeito tem argumentado que houve uma quebra de acordo e por isso aprovou a medida. Dentro do ponto de vista legal, a direção do Shopping pode recorrer e ganhar na justiça. Resta saber se é conveniente uma queda de braço com os poderes executivo e legislativo. Ambos podem ser parceiros no sentido de tomar medidas para aumentar o fluxo de pessoas para frequentar o Shopping.

 

Vereador denuncia

O Vereador Sargento Berg (PSDB) apresentou um requerimento visando obter informações sobre a lei municipal que trata da gratificação por produtividade para algumas categorias de servidores do município.  Berg afirma que, em seu trabalho de fiscalização encontrou evidências de que alguns funcionários estão recebendo montantes muito acima do estipulado por lei. “A lei de gratificação, ela dispõe que alguns funcionários, têm a prerrogativa de ter gratificações no montante de 300 pontos, onde cada ponto corresponde a 15 reais, o que daria 4.500 reais. Entretanto eu fiz uma busca de ofício e detectei que alguns funcionários chegam a receber valores entre 10, 12 e 15 mil reais” denunciou o parlamentar.

 

 

 

Dilvan Coelho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui