CURTAS E PICANTES (108)

Depoimento de Lula

O depoimento de Lula sobre o sítio de Atibaia foi o fato mais comentado na última semana. Principalmente devido ao puxão de orelha que a juíza Gabriela Hardt, que substituiu Sergio Moro na operação Lava Jato, deu no ex-presidente, que queria roubar a cena quando perguntou à juíza se ele era o dono do sítio. Além disso, Lula tentou incitar seus seguidores, mas foi duramente reprimido pela magistrada. Também a juíza impediu que ele usasse o momento para fazer palanque político e se colocar como vítima. Tudo indica que Lula será condenado mais uma vez, porque os que prestaram depoimentos no processo incriminaram ele, a exemplo de Emilio Odebrecht, que confirmou ter liberado recursos para a reforma do sítio com o intuito de beneficiar Lula e obter vantagens.

Haddad vai evitar críticas

O ex-candidato Fernando Haddad, derrotado na eleição presidencial, não teve uma reação civilizada no processo democrático, que é de praxe ligar para o candidato vitorioso e reconhecer a derrota, ao invés de ter essa atitude, Haddad teceu críticas ao vencedor, o que foi um ato repudiado por todos. Haddad agora recuou e informou que não fará mais críticas ao governo de Bolsonaro. Existe o consenso de que todo governante tem direito a uma trégua de pelo menos 100 dias, que é o período que subtende que já colocou a máquina administrativa para funcionar. Ocorre que Bolsonaro vai pegar um País mergulhado em uma crise econômica, política e, sobretudo, moral, que o novo presidente vai precisar de um tempo muito maior para colocar o País no rumo certo.

Plano da mandiocultura

O Plano de Ação Territorial da Mandiocultura iniciado em 15 de dezembro de 2016 responde aos anseios das comunidades no que tange ao aumento da produtividade, capacitações, legalização das farinheiras e inovação tecnológica. Somente no município de Alcobaça, hoje, existem cerca de 400 farinheiras funcionando em situação precária, entretanto, as existentes e as novas estão sendo adequadas para as chamadas farinheiras sustentáveis. Estas adequações foram possíveis devido ao apoio do Banco do Nordeste por meio do Agroamigo, onde todas as farinheiras poderão ser financiadas para somar com recursos próprios. Hoje, o plano tem como parceiros: Prefeitura Municipal de Alcobaça, Fibria, BNB, Bahiater, Ministério Público Estadual, UFSB, IFBaiano, Polímata, Controller, ADAB, CAR. Segundo o prefeito Léo Brito, essa atividade é uma grande geradora de emprego e renda no município.

Governo está reagindo

Depois do recado que as urnas mandaram, o prefeito Temóteo Brito tem se movimentado para dar uma nova dinâmica a seu governo. Na última semana várias atitudes foram tomadas. Em audiência com a imprensa, o prefeito anunciou a retomada do passe livre para estudantes carentes, na oportunidade, anunciou várias ações do governo, inclusive deixou claro que os secretários devem fazer política, e aquele que, assim não proceder, não continuará no governo. Nas entrelinhas ficou claro que o prefeito poderá fazer uma reforma administrativa para dar maior visibilidade às ações do governo. Informou ainda que de agora em diante irá atender na prefeitura, pois ali é a casa do povo. Em outro reduto, o líder do governo, Ronaldo Cordeiro, fez na tribuna da Câmara uma defesa brilhante do governo.

Cafeicultura em expansão

A cafeicultura vem ganhando força no Extremo Sul da Bahia, principalmente devido à crise hídrica no Espírito Santo, que ainda é o maior produtor de Café Conilon do Brasil. Mas, a Bahia vem conquistando seu espaço e hoje já é o segundo maior produtor, superando o estado de Rondônia, com quem disputava o posto. A Bahia, além de oferecer um clima propício, tem um regime pluviométrico regular e maior reserva de água para irrigação. Na última semana, a Cooperativa Cooabriel e parceiros realizaram em Teixeira de Freitas “Um Dia de Campo” para apresentar o lançamento do Alion e compartilhar o sucesso da linha nutricional da Produquímica. O proprietário da Fazenda Âncora, Rosselito Bonadiman, aonde aconteceu o encontro, sugeriu a transformação desse evento num grande momento, agregando valores com a participação de grandes parceiros do agronegócio da nossa região.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui