Curso sobre rotinas e procedimentos administrativos é ministrado

Curso sobre rotinas e procedimentos administrativos é ministrado
O público alvo foram servidores
Depois de realizar o Concurso Público da Câmara Municipal de Itanhém, a seRHumano Consultoria e Assessoria realizou, entre os dias 20 e 21/08/2010, em Teixeira de Freitas, o curso Controle Interno e SIGA, tendo como facilitadores Antônio Dourado Vasconcelos (Coordenador de Atendimento a Municípios – Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia – TCM-BA) e Prof. Vitor Maciel dos Santos (Analista de Controle Externo – Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia – TCM-BA).

O público alvo foram servidores que exercem funções relacionadas, direta ou indiretamente ao Controle Interno, Finanças, Orçamento e demais funções. Estiveram presentes funcionários públicos de prefeituras e câmaras dos municípios de Alcobaça, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Jucuruçu, Lajedão, Mucuri, Nova Viçosa, Prado e Santa Cruz Cabrália.

O objetivo do curso é capacitar servidores público e/ou consultores no âmbito governamental das atividades básicas do gerenciamento dos controles públicos e os conceitos básicos do sistema SIGA, proporcionando aos participantes conhecimentos da gestão, enfatizando aspectos práticos e legais.

A metodologia utilizada proporcionou aos discentes uma maior participação em sala de aula, melhor clareza na exposição dos assuntos. Foram apresentados além de aulas expositivas, “casos”, exercícios e debates em grupo.

Segundo Antonio Dourado, um dos ministradores do curso, “todas as vezes que a gente fala em capacitação, é um ganho enorme. Quando nós falamos então de Controle Interno, há uma quebra de paradigmas enorme, porque, infelizmente, para os gestores, eles ainda não entenderam qual é o papel verdadeiro de um controle interno dentro de uma instituição pública. Muitos acham que o controle interno, é um inimigo do prefeito, que fica apontando os erros cometidos por ele. Mas, pelo contrário, o que a gente tem visto, sem um controle interno eficaz, o prefeito fica a mercê de erros, que no cotidiano, vão acontecendo”, destacou.

Alguns dos conteúdos:

Controle Interno

• Conceitos Preliminares do Controle Interno

• Controle Interno: Fundamentos Legais

• Resolução 1120/05

• Controle Interno e Externo

• Tipos de controle interno

SIGA – Sistema Integrado de Gestão e Auditoria

• Conceitos preliminares

• Trilogia do Sistema

• Módulos básicos

• Cadastros e informes mensais

Segundo Neilson Benfica, diretor geral da seRHumano Consultoria e Assessoria, “o curso atingiu o objetivo almejado, tendo em vista que os participantes obtiveram um excelente aproveitamento evidenciando que o controle interno constitui o dever de verificação e correção que sobre ela exercem os órgãos dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, com o objetivo de garantir a compatibilidade de sua atuação com os princípios que lhe são impostos pelo ordenamento jurídico”, afirmou.

 

Fonte:Ascom da seRHumano Consultoria e Assessoria

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui