Prado: Cumuruxatiba ganhará Sistema Integrado de Distribuição de Água

A prefeita de Prado, Mayra Brito, apresentou na tarde da última terça-feira (14/5), no distrito de Cumuruxatiba, localizado a 30 km da sede, o projeto que prevê a instalação de um Sistema Integrado de Distribuição, com uma central de tratamento de água potável que beneficiará toda a população daquela localidade.

O convênio foi firmado com o governo do estado através da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (CERB). Segundo a prefeita, o recurso já foi aprovado, liberado e já se encontra em processo de licitação.

Após ser instalada, a obra beneficiará cerca de 4.500 pessoas e tem capacidade para atender até 9.600 moradores, com projeção até 2016.

Segundo o projeto, Cumuruxatiba terá uma casa de tratamento de água com estrutura moderna de distribuição que atenderá a todos os bairros do distrito. Atualmente, a comunidade de Cumuruxatiba é abastecida com água sem tratamento de um poço artesiano de 180 metros.

O projeto, orçado em cerca de R$3,5 milhões, ainda não tem data para começar. Mas, assim que iniciar, tem previsão de 9 meses para ser concluído e irá gerar cerca 900 empregos diretos na construção civil local.

Para Mayra Brito, “o benefício das famílias é o ponto mais importante dessa obra. “A implantação desse sistema em Cumuruxatiba levará água tratada, e de qualidade, para os moradores. Isso traz um benefício enorme para a população, principalmente no preparo dos alimentos e na prevenção de doenças. De fato, os ganhos são muitos”.

Para o vereador Tadeu Monteiro, liderança política em Cumuruxatiba, o sistema de tratamento e distribuição de água é uma grande conquista para comunidade. “Fico feliz em ver Cumuruxatiba recebendo uma obra dessa importância. Sabemos que a comunidade precisa muito de uma água de qualidade. Com a distribuição dessa água tratada, vamos conseguir sanar muitos problemas e, com certeza, as famílias se sentirão até mais seguras na hora de preparar os alimentos”, disse.

Estiveram também presentes na audiência pública a gerente de Convênios Jalene Fernandes, o secretário de Administração Igor Lago, o responsável pelo setor de Obras Franco Baldo, o vereador Moreia e lideranças de Cumuruxatiba.

Por Márcio Hack

 

 

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui