Cuidar de si mesmo

“Se alguém se considera alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Cada um examine os próprios atos, e então poderá orgulhar-se de si mesmo, sem se comparar com ninguém, pois cada um deverá levar a própria carga.” (Gálatas 6.3-5)

A vida cristã nos desafia a evitar extremos. Afinal, somos chamados para sermos santos (Rm 1.7) e, como já consideramos outras vezes, santidade tem a ver com saúde, equilíbrio, maturidade. Santidade não é um tributo derivado de moralidade. Certamente que a envolve, mas ela deriva do amor. É muito mais completa abrangente e promissora. Por isso a recomendação de Paulo conforme lemos no texto de hoje merece nossa atenção: ele nos adverte para cuidarmos de nós mesmos! A visão que temos de nós mesmos precisa ser santa, saudável. Se nos enganamos a respeito de nós mesmos é bem provável que nos enganaremos a respeito de muito mais coisas e pessoas. Talvez de tudo! Como afirmava Anaïs Nim, não vemos as coisas como são, mas como somos.

A vida cristã nos desafia a essa clareza quanto a nós mesmos. Temos qualidades e devemos reconhecê-las e desenvolve-las. Temos defeitos e devemos reconhecê-los e procurar melhorias. Podemos olhar para outras pessoas e nos avaliar a partir delas, podemos aprender uns com os outros e devemos. Mas não devemos nos comparar. Quando nos comparamos estamos jugando, estamos confrontando características nossas com as de outros para determinar quem é melhor ou pior. Se somos orgulhosos, compararemos com a finalidade de superar o outro. Se sofremos com baixa estima, o faremos com a finalidade de nos denegrir. As duas atitudes são erradas. Cada um de nós deve ser responsável consigo, deve enxergar-se com clareza e buscar ser melhor, superando fraquezas e limitações, inspirado pelo amor de Deus.

Por isso Paulo termina dizendo que cada um deverá levar a própria carga. Ele não está contradizendo o verso em que afirma que devemos levar os fardos pesados uns dos outros (v.2). A perspectiva aqui é outra! Lá tem a ver com generosidade, amabilidade, com servir ao próximo. Aqui com zelo pessoal, responsabilidade, auto cuidado. Pois se não nos ajudarmos, ninguém poderá os ajudar. Se não escolhermos mudar e dar melhor solução à maneira como lidamos com a vida, ninguém poderá fazer isso por nós. Portanto, cuide melhor de si mesmo. Isso também é uma forma de honrar a Cristo que deu a vida por você. Não a desperdice!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui