Cuidado materno e proteção ao bebê no Agosto Dourado

Cuidado materno e proteção ao bebê no Agosto Dourado
Cuidado materno e proteção ao bebê no Agosto Dourado. Fotos Ascom

Agosto é o mês do aleitamento materno, período oportuno para abordagem sobre a importância da amamentação. A Secretaria de Saúde de Porto Seguro, juntamente com a equipe de Atenção Básica, tem promovido durante esse mês, relevantes atividades, em todas as unidades de saúde, com o intuito de reforçar que o ato de amamentar traz benefícios tanto para as mães quanto para as crianças, ao fortalecer o vínculo emocional e a transmissão de nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável da criança.

Atuação multidisciplinar

Na manhã de terça-feira, 21, a unidade de saúde do Cambolo reuniu grávidas e também mães com bebês de colo. A adesão foi grande. As mulheres participaram de uma programação especial voltada só para elas. O evento contou com envolvimento multidisciplinar, que incluiu enfermeiros, médicos, odontólogos, agentes comunitários, profissionais do NASF, entre eles: nutricionista, assistente social, fisioterapeuta e psicólogo. A descontração aconteceu durante o sorteio de brindes e o lançamento do grupo “palpiteira é a vó”, que integra a parceria familiar junto as gestantes.

“O leite materno é o alimento mais completo e equilibrado que a criança recebe até os seis meses. A amamentação exclusiva durante esse tempo traz muitos benefícios ao bebê, com ele as chances são  menores para desenvolver doenças ou, caso esteja doente, o leite ajuda a se recuperar mais rapidamente, pois possui todos os nutrientes que precisa para crescer e se desenvolver”, explica a enfermeira Roberta Serra.

Atendimento humanizado

O evento destacou-se inicialmente pelo acolhimento as futuras mamães e as que já possuem experiência com a maternidade. Entre as diversificadas abordagens, destaque para a roda de conversa que tratou a respeito dos desafios que envolvem a maternidade a partir de temas, como: rede de apoio familiar e de serviços especializados com atuação dos profissionais de saúde no processo da amamentação e mudança de vida da mulher com o nascimento da criança.

Também foram discutidas questões relacionadas aos métodos que devem ser usados nas mamas, a fim de evitar fissuras e mastite  (inflamação) no período da pega do bebê, além dos procedimentos adequados que impossibilitem o empedramento do leite.

Técnicas de relaxamento

Como forma de proporcionar um período ainda mais agradável, as mamães foram envolvidas na prática da organização emocional. Durante a ação, elas tiveram acesso aos procedimentos de respiração adequada, para recompor as emoções, bem como técnicas de relaxamento do corpo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui