Cuidado com os olhos

“Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!” (Mateus 6.23)

Devemos ter cuidado. Pode ser que a luz que nos habita sejam, na verdade, trevas. Disse Jesus que, se forem trevas, serão trevas terríveis. Há muito para tentarmos entender neste verso. Jesus coloca-nos diante da possibilidade de serem nossos olhos maus. E eles são maus dependendo do tipo de valor, de princípios que nos orientam a vida. Os olhos maus tornam todo o corpo cheio de trevas porque, com o corpo, manifestamos a maldade que há em nossos olhos. Olhamos para a vida da forma errada e agimos da forma errada. Não enxergamos as próprias maldades e continuamos a pratica-las. Quando nossos olhos são maus, não há como nosso corpo revelar luz.

Fisicamente as imagens que vemos são formadas pelo cérebro. No final das contas, é ele quem verdadeiramente enxerga. Os olhos são um canal de transmissão que alimenta o cérebro. Existencialmente também há uma relação entre olhos e mente. Nossos olhos veem de acordo com o modo como pensamos, compreendemos e explicamos a vida. De acordo com os valores e princípios que valorizamos. Por isso a vida cristã envolve renovar a mente para que possamos experimentar e comprovar como é boa, perfeita e agradável a vontade de Deus (Rm 12.2). Sem isso nossa visão será sempre deturpada, distorcida. Somente com a mente renovada é que entenderemos corretamente a vida, agiremos adequadamente com as pessoas, nos relacionaremos adequadamente com Deus.

Nossa vida de fé, oração e reflexão nas Escrituras devem alimentar nossa mente com novas perspectivas. Devem servir como experiências para aprendermos mais sobre Deus. Precisamos avaliar se nossos olhos são bons como deveriam ser, visto que buscamos a Deus. Pois “se seus olhos forem maus, todo seu corpo será cheio de trevas”. Não devemos pensar que essas palavras de Jesus nada tem a ver conosco. Não devemos confiar demais em nossos próprios olhos. Temos um coração enganoso (Jr 9.17) Peça ajuda a Deus para ver corretamente, para pensar corretamente. Deixe que Deus promova mudanças em seu modo de pensar, segundo Sua vontade. Ou você acredita que já entendeu tudo que precisava para viver e agradar a Deus? Que Deus nos abençoe com uma visão mais clara, madura, verdadeira e saudável.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui