CTA realiza estratégia para disponibilizar testagem de hepatites virais nos bairros

CTA realiza estratégia para disponibilizar testagem de hepatites virais nos bairros
CTA realiza estratégia para disponibilizar testagem de hepatites virais nos bairros. Foto: Ascom

O Programa Municipal de HIV, Hepatites Virais e outras ISTs de Teixeira de Freitas-BA está promovendo ações referentes à prevenção e expansão do diagnóstico e tratamento do HIV/AIDS, Hepatites Virais e Sífilis nos diversos bairros do município. O objetivo é oferecer informações para ampliar a capacidade de autocuidado e acesso ao diagnóstico sorológico.

A testagem regular do HIV, Hepatites Virais e Sífilis se configura como uma estratégia importante não apenas para o diagnóstico oportuno, mas também pode ser uma ação de prevenção. Esses testes são realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas unidades de saúde da rede pública e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Extrapolar os muros das unidades de saúde através de campanhas é um importante recurso para a identificação de possíveis casos de HIV, Hepatites Virais e Sífilis de forma sigilosa e gratuita. Nessa perspectiva é que serão feitas as campanhas nos bairros, de modo a permitir que as populações mais vulneráveis a essas infecções tenham o direito de acesso à testagem.

Sendo assim, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA),
realizará em parceria com a Atenção Básica testagem rápida nos bairros, conforme programação a seguir:

29/10/2021: Unidade de Saúde do Caminho do Mar
05/11/2021: Unidade de Saúde do Complexo Ubirajara
19/11/2021: Unidade de Saúde do Ulisses Guimarães
03/12/2021: Unidade de Saúde do Centro de Diagnose
17/12/2021: Unidade de Saúde do Liberdade 2

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui