Crise

Crise

Desvios à esquerda, desvios à direita… Pouco partidário, ou demasiadamente radical, demasiadamente facista, falsos princípios, sentimentos burgueses, sentimentos racistas. Desrespeito a ciência.

A turbulência econômica e política causada pelo coronavinus colocará 14 milhões de brasileiros na pobreza, segundo estudo do Instituto Mundial das Nações Unidas. Nós seguimos as diretrizes estabelecidas pelos políticos, e eles, além de ter de solucionar o problema, estão de olho nas próximas eleições. O enigma parece indecifrável para a crise. Existem manifestações pela democracia, mas o que vemos de elucidativo são os atos falhos: promessas não cumpridas, mudanças na área ministerial e desemprego.

E o abismo da direita e da esquerda, entre pobres que serão miseráveis e ricos que ficarão mais ricos, entre cultura e falta de ensino. Um abismo que vai aumentando, vivencio isto a partir de uma perspectiva dos atos praticados, onde hoje existe um imenso muro negro da falta de visão de como planejar o futuro, que oprime a alma de todo brasileiro, mas a vida inteira está na nossa frente! Não temos outro caminho! Avante!

Esta experiência da crise, para uma parcela, melhora a consciência humana e intelectual, mas, para outra, aumenta o ódio devido à frustração com as perdas do status econômico, pois o mundo é também do pobre, do ignorante. É o de esquerda e o de direita. O religioso e o ateu.

Por isto tão difícil entender como a vida funciona para todos, como cada sonho é sufocado. “Cada um carrega sua morte em si,como a fruta seu caroço”, palavras de Rike, completo que hoje cada um carrega suas incertezas de acordo com seus sonhos ou suas metas.
E as quarenta e sete mil mortes até aqui nos deixam em outra crise: Epitáfios vagos, a crença em Deus colocada em dúvida.
As despedidas fazem parte da vida. Sabendo que muitos rezam com o Menino Jesus segurando na mão direita, reza toda noite para Ele não se distrair e deixar cair o mundo, mas o mundo caiu para muitos com está crise.

*João é natural de Salvador, onde reside. Engenheiro civil e de segurança do trabalho, é perito da Justiça do Trabalho e Federal. Neste espaço, nos apresenta o mundo sob sua ótica. Acompanhe semanalmente no site www.osollo.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui