Crianças do projeto Detranzinho recebem suas CNH em alegre cerimônia na Câmara

Crianças do projeto Detranzinho recebem suas CNH em alegre cerimônia na Câmara
Tatiane Ruas, coordenadora da 24ª Ciretran. Fotos Wesley Morau/OSollo

Lançado em 2 de outubro, o  objetivo é fazer com que os infantes aprendam e corrijam os adultos de acordo com as infrações: como dirigir usando o celular, não fazer o uso devido do cinto de segurança, invasão de faixa, contramão e outras infrações.

Crianças do projeto Detranzinho recebem suas CNH em alegre cerimônia na Câmara
Auditório da Câmara lotou com as crianças do Detranzinho

O projeto simula as etapas necessárias ao adulto para retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No dia do lançamento, as crianças responderam perguntas sobre o trânsito e as respostas corretas foram premiadas. Depois, levaram para casa livros educativos sobre os assuntos relacionados ao trânsito e tiveram até 30 dias para estudar. Após esse período, realizaram uma prova sobre as leis de trânsito.

“Tivemos 98%de aproveitamento das provas, os 2 % que não passaram, entraremos em contato para que aprendam sobre aquilo que responderam errado. Nossa intenção é que as crianças aprendam, não é aprovar ou reprovar ninguém”, esclarece a coordenadora.

E, na noite de segunda-feira (18), a Câmara de Vereadores foi o espaço da cerimônia de entrega das Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) para as crianças do Projeto Detranzinho. Ao todo, 198 pequeninos realizaram as provas, dos quais, grande maioria compareceu ao evento. Segundo a coordenadora da 24ª Circunscrição de Trânsito (Ciretran) de Teixeira de Freitas, Tatiane Ruas, os que não estiveram na Câmara “estarão recebendo suas condecorações em outra oportunidade”.

O projeto vai se estender, em breve, para outros municípios abrangidos pela Ciretran, conforme Tatiane. “As inscrições para o próximo Detranzinho já estão abertas. Basta a criança ir com os pais até a sede da Ciretran munida de RG para pegarmos os dados”, informou.

“Nossa cidade precisa mudar a cultura, e a solução são as crianças com a educação”, disse a coordenadora, ciente de que as crianças fixam bem o conteúdo e cobram dos adultos ações corretas.

Além de uma carteira personalizada do Detranzinho, os infantes receberam outra de “agente amigo do Detran” e um bloquinho de multas, “que tem as infrações e penalidades. Os pais e todas as pessoas do convívio irão receber as penalidades, por exemplo, que uma [infração] leve, os pais terão que pagar bala, média, chiclete, e pesada, chocolate”, explica Tati.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui