Crer, seguir e servir

“Quando terminou de lavar-lhes os pés, Jesus tornou a vestir sua capa e voltou ao seu lugar. Então lhes perguntou: ‘Vocês entendem o que lhes fiz? Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e com razão, pois eu o sou. Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz.’” (João13.12-15)

Crer, seguir e servirNa fé cristã não somos desafiados a seguir um livro, mas a uma pessoa. Não se trata de saber coisas, mesmo que elas sejam verdades eternas, mas de tomar decisões e praticar ações que representem imitação a Cristo. Seguir a Jesus é a essência da fé cristã e seguir a Jesus é servir. Crê quem segue e serve. E isso nos leva a mudanças. Nossos instintos treinados para viver de forma egoísta, em busca de ter e desfrutar, precisarão ser contrariados. “Vocês entenderam o que lhes fiz?”, foi a pergunta do Mestre. Era preciso entender que Jesus não estava ensinando um ritual religioso para ser praticado vez por outra, embora possamos faze-lo como forma de ensino. Ele estava nos ensinando a ser como Ele, não por meio da oração e da leitura, mas com uma toalha na cintura e um balde nas mãos, à procura de pés para lavar!

Os discípulos em vários momentos discutiram sobre a importância de cada um deles no colégio apostólico. Quem deles seria o maior? O “vice-presidente”? O problema espiritual humano não está simplesmente na degradação moral, a quebra de princípios morais que nos fazem pessoas de reputação “questionável”, para dizer o mínimo. Nosso problema reside mais interiormente, é mais sutil e disfarçável. E quanto mais encoberto, pior. Nosso problema é nosso ego, nossa ambição egoísta, nossa vida auto centrada. Então Ele foi no ponto central: o lugar seguro para vocês é lavando pés. Este não é apenas um remédio para nosso ego. No Reino de Deus este é o lugar mais alto, o dever mais elevado. Deus nos quer lá, nos quer servindo. O serviço nos molda para o amor e o amor nos levará, cada vez mais, a servir.

Esta semana você já lavou os pés de alguém? Já serviu a alguém? Há muitas formas de se fazer isso. Dentro de nossa casa quando cuidamos uns aos outros, quando somos colaboradores, quando respeitamos e agimos para facilitar a vida do outro. Sendo pacientes, perdoando, nos lembrando e orando por nossos amigos. Cedendo a vez no transito, nos controlando em lugar de agredir o motorista que errou. Quando respeitamos a vez do outro e até cedemos a nossa diante da pressa do outro. Quando voluntaria e intencionalmente nos ocupamos do que o outro precisa, fazendo, cedendo, ajudando, contribuindo, nos interessando… Imagine como seria nossa cidade, nossa igreja e nossa família se, por um dia, cada um de nós se seguisse a Jesus e servisse o próximo! Não é esta uma forma poderosa de declarar que o Reino de Deus chegou?

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui