Crendo em meio a dúvidas

“Imediatamente o pai do menino exclamou: Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade!” (Marcos 9.24)

Ser cristão é crer. Mas, nem sempre, crer significará ter não ficar em dúvida. A fé cristã não é a fé dos fortes e inabaláveis, sempre. É também a fé dos frágeis, dos inseguros, dos pequenos e inconstantes. Por isso todos nós podemos nos identificar com o pai do menino mencionado por Marcos em seu Evangelho. Ele estava diante de um drama com seu filho. Ele deseja que Jesus o curasse e libertasse. Jesus lhe diz que era necessário crer. Pois, ao que crê, tudo é possível. Ele então, corajosamente, admite, ao mesmo tempo, sua fé e sua incredulidade.

Como cristãos não estamos livres desse paradoxo, dessa contradição. Algumas vezes creremos com tal convicção que nos sentiremos encorajados a tentar qualquer coisa, pois tudo nos parecerá possível.Deus nos parecerá tão cristalino e presente, quase palpável. As verdades espirituais saltarão diante de nós, vindas dos textos bíblicos, nos quais creremos prontos a seguir. Mas em outros poderemos estar confusos, sentindo-nos miseravelmente incrédulos, incapazes de fazer as coisas mais simples. Tudo nos parecerá impossível. Temeremos dúvidas e questionaremos fustigando nossa fé. O que fazer? Fazer o que o homem do texto de hoje fez: crer e duvidar, dependendo da ajuda do Mestre.

“Creio”. Eu sei que creio, pois já cri antes e Deus não mudou. Sei que Ele é meu refúgio e fortaleza. Sei que me ama e jamais me abandonará. Mas duvido. Não entendo, não sei, não vejo, não sinto. Descreio. Vejo-me incrédulo. Então peço: “ajuda-me a vencer minha incredulidade”. Ser cristão é crer e viver vencendo a incredulidade. É ir se convencendo de que nossa relação com Cristo é sustentada por Ele e não por nós. Que, na verdade, somos mais levados do que seguimos, somos mais conquistados do que amamos, somos mais convencidos do que cremos. Pois não há um passo que tenhamos dado em direção a Deus que não seja fruto dos passos que Ele próprio já deu em nossa direção. Graças a Deus. Somos frágeis, mas Ele é forte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui