O Creas de Porto Seguro atende diariamente a casos de idosos que tiveram seus direitos violados, geralmente, por membros da própria família. Este trabalho é intensificado pelo Cras Vila Vitória, pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, junto a um grupo de idosos assistidos na localidade.
Para esclarecer sobre seus direitos, formas de violência e canais de denúncias, bem como qualidade de vida e saúde na terceira idade, uma palestra foi ministrada pela assistente social do Creas, Andréia Coutinho, para um grupo de 25 idosos, na manhã do dia 13. O objetivo foi fazer uma reflexão sobre as diversas formas de violência contra o idoso, reação, proteção. “As violações mais comuns são negligência, abandono e violência patrimonial”, detalha a coordenadora do Creas, Márcia Junqueira.
A Lei 10.741 de 1° de outubro de 2003, conhecida também como Estatuto do Idoso, garante direitos que devem ser atendidos. “Esta é a lei que protege os idosos”, frisa a secretária de Assistência Social, Lívia Bittencourt, destacando que o Disque Direitos Humanos (Disque 100) é atualmente o principal canal de denúncias. Não se omita, ao ver um idoso sendo agredido ou sofrendo negligência, denuncie!