Creas conscientiza sobre direitos dos deficientes

Em alusão ao Dia Internacional do Deficiente, comemorado em 3 de dezembro, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) realizou homenagem e dinâmica com os assistidos do Ceame, Apae e Associação das Pessoas com Deficiências, na tarde desta sexta-feira, 9, no auditório do Colégio Municipal.

O público estimado em cem pessoas, entre deficientes, familiares e profissionais, assistiram a duas apresentações culturais, sendo um musical com coreografia “linda Rosa Juvenil”; cordel “Minha Vida” e depoimento de uma das assistidas, Luzinete Maria Dantas.

Também participaram de palestras voltadas aos direitos, apresentadas por técnicos do INSS, Balcão da Justiça, Apae, Ceame e Ass. das Pessoas com Deficiência e Conselho Tutelar. Entre os temas estão Benefício Assistencial e Previdenciário, Inclusão e Acessibilidade, além de Sistema de Garantia de Direitos.

Para a coordenadora, Andréa Comenale, este evento veio para elucidar questões importantes, como os direitos a assistência financeira, educação, liberdade de ir e vir por meio de uma estrutura de acessibilidade, entre outros. “O trabalho da Prefeitura em conjunto com instituições parceiras luta para estimular a reabilitação, autonomia, exercício da cidadania e qualidade de vida das pessoas com deficiência”, diz.

Atualmente, o município tem identificado o número de 800 pessoas na comunidade com deficiência física ou mental: auditiva, visual e com síndromes.

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social

Ascom – Prefeitura de Porto Seguro


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui