Crea-BA terá novo presidente em 2021

Crea-BA terá novo presidente em 2021
Joseval Carqueija representa o desejo de mudança dos profissionais. Foto: Divulgação

Com resultado divulgado na madrugada desta segunda-feira (05), foi eleito democraticamente pela maioria dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, o Engº Agrimensor Joseval Costa Carqueija para ser o novo presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), gestão 2021-2023. O pleito ocorreu na última quinta-feira (1º de outubro) com urnas instaladas em 26 municípios, onde o Crea-BA possui Inspetoria, além de urnas na Capital, em um total de 38 urnas.

Na campanha, Carqueija defendeu a unicidade do Crea-BA, utilizando o slogan #UmSóConselho, defendendo assim a união de todas as categorias profissionais que englobam o órgão: engenharias, geociências, agronomia e urbanismo. Sua campanha foi pautada em temas cobrados pelos profissionais como desburocratização, renovação e modernização do Conselho tecnológico que, até esta eleição, utilizou urnas de lona e cédulas de papel.

O novo presidente eleito assume em janeiro de 2021 o Conselho que possui cerca de 60 mil profissionais em toda Bahia.

Quem é Carqueija

Joseval Costa Carqueija é Engenheiro Agrimensor, especialista em geotecnologias, 42 anos, casado e pai de duas meninas. De família  maragogipana, Carqueija reside em Barreiras desde 2007, onde atua profissionalmente como autônomo e empresário.

É responsável pela criação do Crea Junior na Bahia, em 2011, coordenando as primeiras ações. Motivado pelo desejo de ver o engajamento dos profissionais, principalmente a juventude, com as questões que envolvem o Sistema.

Já foi dirigente de entidades de classe, diretor administrativo e conselheiro do Crea-BA, diretor geral da Mútua-BA e coordenador nacional das Câmaras de Agrimensura do Confea. Bagagem que o credenciam para presidir o Conselho baiano, por ter estado nas mais diversas frentes do Sistema, entendendo seus mecanismos e adquirindo experiência para a gestão do Crea-BA.

Carqueija foi responsável pela fundação de várias associações de classe, melhor forma de fazer com que os/as colegas participem do Sistema. Entre elas estão: AELEN, ASSEOB, ASSEPB, ABECA – PE, ABEMEC-BA, Aprogeo-BA, Afeagi, Agrolem, Aep-BA e Aseab.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui