CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

Fotos: Clodoaldo Ribeiro

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus.

O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é ótima”, afirmou dona Maria das Graças, assistida pelo programa.

Em suas atividades, o Cras promove a criação de grupos de convivência para idosos, crianças e gestantes no bairro em que está instalado, atendendo também indivíduos e famílias de bairros do seu espaço de abrangência. Através da criação de vínculos entre esses grupos, os orientadores e facilitadores sociais promovem ações que elevem a autoestima dessa população e potencializam suas habilidades e dons.

A secretária de Desenvolvimento Social, Soane Galvão, afirmou que ela e sua equipe continuarão trabalhando para melhorar a qualidade de vida da comunidade ilheense. Ela ressaltou ainda, que, “é uma vitória não só para a população, mas pra todos, colocar os serviços em funcionamento, garantido o bem estar da sociedade”.

A mudança – “Já tinha desistido. Estava na antiga sede desde 2012, o local era sem condições de atendimento, de trabalhar, com infiltrações, odor desagradável, até ratos e baratas apareciam. Tínhamos vergonha de atender a comunidade e nossos parceiros”, lembra a coordenadora Paula Alfaya.

O Cras Savóia atende 26 bairros e 25 distritos e vilas, de acordo com a coordenadora do programa.  Os atendimentos são individualizados e com as famílias das comunidades, através dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A equipe é formada por coordenação, assistente social, psicóloga, setor administrativo e recepcionista.  Já está funcionando também o serviço do Cadastro Único (CadÚnico), onde através dele, cadastra o cidadão no programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada, Cartão do Idoso,  descentralizando os serviços, que só eram realizados na sede da secretaria de Desenvolvimento Social.

Estiveram presentes à solenidade de inauguração os secretários municipais de Educação, Eliane Oliveira; de Saúde, Elizângela de Oliveira; Serviços Urbanos, Jorge Cunha; e Infraestrutura, Transporte e Trânsito Hermano Fahning. O presidente da Câmara de Ilhéus, Lukas Paiva; o vice-presidente; Gil Gomes e os vereadores Pastor Matos, Ivo Evangelista e Makrisi Angeli. Representantes das associações de moradores da Avenida José Luiz da Fonseca e Adjacências (AMA), Luciana Paulete; Associação de Esporte da Barra (ADB), Pedro Coelho e do Grupo de Idosos do CSU, Dolores Araújo também participaram do ato.

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui