Com o fechamento das escolas e creches, em decorrência à pandemia do coronavírus, crianças e adolescentes estão tendo que seguir rigorosamente as orientações e protocolos de segurança da saúde, que estabelecem o isolamento social, ficando em casa com as suas famílias.
Foi pensando nisso, que a Superintendência de Projetos Para a Infância e Juventude em diálogo com os coordenadores do Conselho Tutelar I e II de Porto Seguro decidiram desenvolver algumas ações.
Identificaram a necessidade de massificar as ações contra as violações dos direitos da Criança e dos Adolescentes neste período, uma vez que podem estarem sofrendo diversas violações de seus direitos.
A primeira iniciativa trata de um projeto piloto, realizado na manhã desta terça- feira, 21 de julho, no Cras comunidade de Vera Cruz, onde os conselheiros tutelares Vinícius Lima e Alex Oliveira, abriram uma conversa junto a população, apresentando as funções do Conselho Tutelar, como acessar diretamente os serviços pelo telefone 73 99933-5760 (Conselho I) ou 9928-9984 (Conselho II) ou até mesmo orientações através do atendimento do Cras local, além disso, este trabalho visou conhecer o contexto social e as vulnerabilidades locais, a fim de aplicar as políticas de proteção à criança e ao adolescente.
“Neste período de pandemia, torna-se importante o trabalho de campo com os serviços da Assistência Social mais próximos das comunidades”, destaca a secretária de Assistência Social, Luciana Parracho.