A Polícia Militar da Bahia, através do Comando de Policiamento da Região do Extremo Sul (CPR-ES), divulgou dados do Balanço Operacional 2024. O levantamento inclui os resultados de todas as unidades operacionais subordinadas ao comando.
De acordo com o CPR-ES, foram intensificadas as ações voltadas para garantir a paz e a tranquilidade da população com estratégia integrada. Assim, as unidades obtiveram resultados expressivos em 2024.
Observou-se uma redução significativa nos índices de crimes contra a vida e aumento da produtividade operacional na Costa do Descobrimento (AISP 35) e na Costa das Baleias (AISP 55).
Entre os resultados alcançados, destacam-se:
- 275 veículos recuperados;
- 917 prisões em flagrante;
- 302 apreensões de armas de fogo;
- 250 mandados de prisão cumpridos;
- 917 ocorrências ligadas a drogas.
Além disso, houve uma redução de 18% nos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) nos municípios da Costa das Baleias e de 9%, na Costa do Descobrimento, em comparação ao ano de 2023.
Os CVLIs agrupam crimes que envolvem a morte intencional de uma pessoa, como:
- Homicídio doloso (quando há intenção de matar);
- Latrocínio (roubo seguido de morte);
- Lesão corporal seguida de morte;
- Outras situações que resultem na morte de forma intencional.
Conforme divulgado, os números refletem o esforço conjunto das unidades sob o CPR-ES, que utilizam inteligência policial e ações integradas para combater a criminalidade.
O foco na recuperação de veículos, no cumprimento de mandados e no combate ao tráfico de drogas demonstra o compromisso da Polícia Militar da Bahia em fortalecer a segurança pública.
De acordo com o comando do CPR-ES, “os resultados alcançados em 2024 são motivos de grande satisfação, mas não geram acomodação. O Comando Regional permanece firme em seu propósito de servir e proteger, empenhando-se de forma contínua para garantir a segurança e o bem-estar de toda a comunidade, ao mesmo tempo em que reforça a confiança na quase bicentenária Polícia Militar da Bahia“.