Covid-19: estudo de universidade egípcia aponta resultados positivos para uso profilático da ivermectina

Covid-19: estudo de universidade egípcia aponta resultados positivos para uso profilático da ivermectina
O remédio Ivermectina não tem eficácia comprovada no tratamento de covid-19. Foto: Eduardo Valente/Ishoot/Estadão Conteúdo

O médico e deputado estadual Albert Dickson (Pros-RN) usou seu perfil no Instagram para destacar os resultados de um estudo acerca do tratamento precoce da covid-19 com base na ivermectina.

Trata-se de uma pesquisa desenvolvida na Universidade Zagazig, do Egito, pelo professor de doenças torácicas Waheed Shouman.

O dr. Albert Dickson é defensor do uso da ivermectina antes do desenvolvimento da covid-19. Ele aponta que, conforme o estudo egípcio, existe uma redução de 92% de chances de adquirir a doença.

Sobre o estudo

O estudo foi realizado entre maio e julho deste ano e é descrito da seguinte forma: um contato próximo assintomático da família do paciente com covid-19 recebe a ivermectina profilática e é acompanhado por 14 dias para quaisquer sintomas e diagnóstico da doença.

O objetivo do estudo visava a prevenção e contou com 304 participantes, entre homens e mulheres com idades entre 16 e 70 anos, dividimos em dois grupos: um com uso de ivermectina e outro sem uso.

Os resultados mostram que apenas 7,4% dos participantes do Grupo ivermectina desenvolveram sintomas. No Grupo de controle, o número foi de 58,4%. Não houve registro de mortalidade em nenhum dos casos.

  • O texto completo e análises estão disponíveis no site ClinicalTrials.gov [clique aqui], um recurso fornecido pela US National Library of Medicine (NLM), que é um registro e banco de dados de informações de resultados de estudos de pesquisa clínica patrocinados ou financiados por uma ampla gama de organizações públicas e privadas em todo o mundo. A listagem de um estudo nesse site não significa que ele foi avaliado pelo Governo Federal dos Estados Unidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui