Com o tema “Experiências do Brasil: o turismo responsável e inclusivo impulsionando o desenvolvimento sustentável”, teve início na última quinta-feira, 08 de agosto, o 8º Salão do Turismo: Conheça o Brasil.
O evento nacional promovido pelo Ministério do Turismo (MTur), reuniu destinos de todo o Brasil e contou com a participação da Instância de Governança Regional (IGR), Câmara Setorial de Turismo da Costa do Descobrimento, representada pela sua presidente, Patrícia Alcântara Martins.
A programação do Salão foi até dia 11, domingo e contou, além dos stands de visitação, com cerca de 90 palestras e 35 painéis, rodas de conversas, oficinas e shows.
Para Patrícia, a participação em um evento de porte nacional é imprescindível para a visibilidade da região, especialmente do trade turístico, principal público do evento – que contou com cerca de 100 mil participantes nos três dias de programação. Além disso, um rico conteúdo técnico, disponível no núcleo do conhecimento.
“O stand da Bahia contou um pouco dos atrativos e produtos das várias regiões turísticas do estado. As IGRs Costa das Baleias, Costa do Descobrimento, Bahia de Todos os Santos, Caminhos do Sertão e Costa dos Coqueiros estiveram representadas durante o evento. Tivemos as emblemáticas fitinhas e a igreja, representando nosso Turismo Religioso, Histórico e Arquitetônico; o Turismo de Observação de Aves, o Cultural, as Aldeias, o Cacau, a festa de Iemanjá, a Bahia de Todos os Santos e a nossa gastronomia, já que no espaço trouxe um pedacinho da Bahia para ser saboreado no Acarajé e no Sorvete Capelinha”, explicou.
A Câmara de Turismo da Costa do Descobrimento, através da sua representante, participou dos painéis: Boas Práticas de Inovação Turística: os projetos nos quais o futuro é aqui e agora – Tendências do Mercado Internacional, Tecnologia como Inovação no Turismo, Seminário Nacional do Programa de Regionalização do Turismo, Turismo Responsável: a conservação dos recursos naturais e culturais do destino, Gestão de segurança e acessibilidade no turismo, dentre outros.
Como algumas das pautas das reuniões realizadas foram discutidos com o Secretário Estadual Maurício Bacelar, o diretor Divaldo Borges, e os representantes das Câmaras e secretários presentes assuntos como os processos de patrocínio à eventos na Costa do Descobrimento, acesso das Câmaras à novas ações de promoção do estado da Bahia, a continuidade da implantação do Turismo de Observação de Aves e a formatação de rotas e roteiros integrados entre zonas turísticas Costa das Baleias e Descobrimento.
PRESENTES
Na abertura, o Salão ainda contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves – que no ato contou com a adesão do Ministério de Turismo à Carta compromisso sobre o Feminicídio Zero; do ministro Silvio Almeida, dos Direitos Humanos e do ministro do Turismo, Celso Sabino, que assinou a Portaria com as metas do novo Plano Nacional de Turismo 2024 a 2027, entre outras autoridades nacionais.
Em seu discurso, Sabino revelou que desde 1° de janeiro de 2024, mais de 250 mil empregos foram gerados no Turismo. O vice-presidente Geraldo Alckmin em seu discurso reforçou a importância sobre a facilitação ao acesso ao visto brasileiro e também sua opinião pessoal sobre a aprovação à abertura de cassinos no Brasil, projeto que está sendo votado no senado.
Representando as regiões e municípios, estiveram presentes, além de Patrícia Martins, da Câmara de Turismo Costa do Descobrimento; Guto Jones, secretário de Turismo de Porto Seguro; Taisa Cancela, do Sebrae Bahia; Getúlio Andrade, da Câmara de Turismo Caminhos do Sertão; Carlos Silveira da Câmara de Turismo Bahia de Todos os Santos; Iracema Ribeiro, da Câmara de Turismo da Costa das Baleias e secretária de Turismo de Prado; Franklin Euzébio dos Santos, da Câmara de Turismo Costa dos Coqueiros e Sergio Figueiredo, secretário de Turismo de Alcobaça e representantes de Porto Seguro.
Todos tiveram a oportunidade de conhecer o espaço de destinos, produtos turísticos, eventos, artesanato e agricultura (com produção associada ao turismo), e participar do 1º Seminário Nacional de Regionalização do Turismo 2024, que visa promover integração, diálogo e troca de experiências entre representantes da indústria do turismo de todo o país.
A Bahia fez bonito no quesito experiências turísticas! No Vitrine Brasil – espaço para apresentar essas experiências – a Festa de Yemanjá, um dos ícones da cultura baiana – foi celebrada. Além dela, a gastronomia foi festejada nos sabores da Moqueca de Peixe e Camarão; e nos produtos de agricultura familiar, como a Cerveja artesanal Saison Umbu Farmhouse, a geleia orgânica de Umbu e de Maracujá da Caatinga, os mini kits de frutas da Caatinga e de frutas do Brasil, no doce de Banana e Maracujá, nos doces orgânicos de Umbu e Goiaba e nos doces em massa de umbu, banana e goiaba, da Gravetero/Coopercuc.
O ritmo da Dança Afro, Samba de Roda e Maculelê também deram o tom de baianidade ao evento; os povos originários foram memorados com a Etnovivência e Ecoturismo na Reserva Pataxó Porto do Boi, de Porto Seguro – Caraíva – Terra Indígena Barra Velha – Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal; e com Vivências , pintura corporal , subida ao Monte Pascoal e outros atrativos de trilhas no setor Florestal do Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, também de Porto Seguro – Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal.
Salvador não podia passar ilesa a este coquetel de emoções que é a Bahia e, para isso, no espaço Viaje pelo Patrimônio, a Bahia apresentou uma maquete da Casa das Histórias de Salvador, a degustação de acarajé, uma visita imersiva com óculos de realidade virtual, e ainda realizou sorteios.
Já na Arena de experiências, a Rota das Aldeias – BA (Catavento Tour); as Rotas Especiais da Chapada Diamantina – BA (Andarilhos da Chapada); e o Aplicativo Quero Ver Baleia – BA, ES, RJ (F & F Projetos Socioambientais Turismo Inovação), foram as atrações para mostrar um pouco do que a Bahia tem.
PROGRAMAÇÃO
A programação do Salão contou ainda com temas como sustentabilidade; participação na COP 30, investimentos no turismo nacional e acessibilidade reuniões sobre segurança turística (com a participação das polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal); sobre os Destinos Turísticos Inteligentes, uma iniciativa do MTur, para cidades que investem em infraestruturas tecnológicas para melhorar a experiência turística e garantir o desenvolvimento sustentável do território, além de painel de Investimento e Crédito do Turismo; o papel da Academia e dos Institutos Científicos no Turismo Brasileiro; sobre Big Data: Indicadores, dados e informações do turismo e o que tratará das raízes do Brasil e sua ancestralidade no turismo de base comunitária.