Costa das Baleias: Teixeira sedia reunião do Fórum Estadual de Turismo

Teixeira de Freitas é um dos 8 municípios da Zona Turística, se candidatou e foi sorteada para sediar o Fórum numa reunião da Câmara de Turismo

Costa das Baleias: Teixeira sedia reunião do Fórum Estadual de Turismo
O Fórum Estadual de Turismo é uma reunião presidida pelo secretário de Turismo do Estado. Fotos: Elizeu Portugal/OSollo

Durante a tarde de quarta-feira, 22 de maio, foi realizada a III Reunião Itinerante do Fórum Estadual de Turismo da Bahia. Teixeira de Freitas sediou o evento importante, que discutiu diretrizes e estratégias para o desenvolvimento da atividade turística na Costa das Baleias.

O encontro foi promovido pela Secretaria Estadual de Turismo (Setur-BA), com a presença de gestores públicos, empresários, investidores e lideranças políticas de oito municípios: Teixeira, Mucuri, Nova Viçosa, Alcobaça, Prado, Itamaraju, Itanhém  e Caravelas. Estudantes do IF Baiano e expositores também enriqueceram o fórum.

Costa das Baleias: Teixeira sedia reunião do Fórum Estadual de Turismo
O prefeito Temóteo Alves de Brito regulamenta o Conselho Municipal de Turismo de Teixeira

Anfitrião do evento, o prefeito Temóteo Alves de Brito enfatizou a importância da expansão do turismo na região e foi ainda assinado o decreto que regulamenta o Conselho Municipal do Turismo (Comtur) de Teixeira de Freitas.

Estamos em uma região que é porta de entrada para as praias mais bonitas do Brasil. Temos um grande potencial de crescimento turístico, o que se demostra na qualidade de nossa costa (extremo sul baiano). E Teixeira é o portal de entrada do desenvolvimento para essa costa, levando a elas não somente turistas, mas produtos e serviços. Por isso, estamos hoje reunidos e pretendemos, por meio do Fórum, incentivar o investimento do Estado em nossa cidade e região”, disse o prefeito de Teixeira.

A visita do secretário Fausto Franco visou diagnosticar prioridades e desenvolver ferramentas para potencializar o setor na Costa das Baleias. O anúncio do retorno definitivo da linha aérea Teixeira-Salvador marcou sua fala, no entanto, os voos ainda não têm data definida para começarem. Outros pontos levantados foram melhorias na infraestrutura e promoção da Bahia em mercados emissores de turistas.

Estamos atentos às demandas dessa importante região, para trabalhar – de forma integrada – com as demais secretarias estaduais, a fim de incrementar o desenvolvimento econômico“, disse.

Costa das Baleias: Teixeira sedia reunião do Fórum Estadual de Turismo
O secretário Fausto Franco assumiu a Setur-BA recentemente

Entendo que o turismo é responsável pelo desenvolvimento dessa região e intencionados nosso apoio como Governo do Estado. Teixeira tem recebido parte de investimento através da implantação da estação meteorológica, no aeroporto municipal, e dos investimentos na mobilidade urbana dentro da cidade. Posso afirmar que, perante o que tenho visto aqui, Teixeira de Freitas ganha em mim um embaixador. Sendo lembrada a todo o momento pelo seu potencial de conectividade na região”, concluiu Fausto.

Das mãos do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo de Teixeira de Freitas, Flávio Guimarães, o secretário ainda recebeu o convite em favor da participação da Setur-BA no Festival Gastronômico 2019 “Sabores de Teixeira”, a ser realizado em setembro, e do Natal Iluminado.

Costa das Baleias: Teixeira sedia reunião do Fórum Estadual de Turismo
Alex Brito, gerente regional do Sebrae, também falou sobre o reposicionamento da marca da Costa das Baleias

O gerente regional do Sebrae Extremo Sul, Alex Brito, destacou a realização de uma agenda de ações voltadas para a capacitação turística da região, entre elas uma pesquisa de demanda apresentada no mês passado.

É com uma grande satisfação que recebemos o Fórum em nossa região. A sua vinda traz consigo outra regiões da Bahia, o que nos concede a oportunidade de mostrar o potencial da região, reposicionando a marca turística Costa das Baleias”, comentou.

Costa das Baleias: Teixeira sedia reunião do Fórum Estadual de Turismo
Diversos atores do desenvolvimento regional acompanharam as apresentações

O coordenador da Câmara de Turismo da Costa das Baleias e secretário de Turismo do município do Prado, Wander Noronha, lembrou sua reivindicação de que a reunião fosse realizada no Extremo Sul há algum tempo. “O fórum é uma realidade. É um ambiente de discussão das atividades turísticas da Costa das Baleias. É um momento de visibilidade pra nossa região, de mostrar o nosso potencial para toda a equipe da Setur que nos visita, e que tragam mais recursos“, completou.

Costa das Baleias: Teixeira sedia reunião do Fórum Estadual de Turismo
O secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Prado, Wander Noronha. Também coordenador da Câmara de Turismo da região

Ainda compuseram a mesa diretora: o presidente da Câmara Municipal de Teixeira, vereador Ronaldo Cordeiro; o prefeito de Alcobaça e presidente da Associação de Prefeitos do Extremo Sul da Bahia (Apes), Leonardo Brito; o representante do Judiciário da cidade, juiz Marcus Aurelius Sampaio; o representante da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, Wilson Espagnol, e o presidente do Comtur, Teófilo Coelho.

Além destes, representantes de Turismo de Santa Cruz Cabrália estiveram presentes. A cidade compõe o trade turístico da Costa do Descobrimento.

Durante a programação do evento, houve ainda a apresentação do Censo Turístico da Bahia, com vistas à gestão municipal do turismo, com o diretor de regulação da Setur-BA, Divaldo Borges. O encerramento contou com a manifestação cultural da Escola de Samba de Caravelas.

Galeria de Imagens

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui