Costa das Baleias pode se tornar o principal destino turístico do litoral baiano

iniciativa é do presidente da Câmara de Vereadores de Nova Viçosa. Fotos Ascom

O presidente da Câmara de Vereadores do município de Nova Viçosa, Extremo Sul da Bahia, território da Costa das Baleias, José Anastácio Carvalho, vem encampando de forma incisiva a bandeira do desenvolvimento desta região através do turismo ecológico e de aventura. Para ele, em nenhum outro fragmento do litoral da Bahia, talvez do Nordeste do Brasil, uma região concentra tantas opções exploráveis como essa. “Observe que o que temos aqui é muito imponente, vai do contexto histórico com a chegada dos portugueses na Barra do Cahy, no Prado, ao ecológico e cultural passando por Krajcberg e as baleias Jubarte. O mundo já nos observa, agora passarão também a nos visitar”, disse o vereador Anastácio, como é conhecido.

Anastácio iniciou uma peregrinação pela região a fim de mobilizar uma defesa de forma conjunta pelo desenvolvimento turístico da Costa das Baleias. Recentemente, recebeu em seu gabinete o diretor executivo do Consórcio de prefeituras do Extremo Sul – CONSTRUIR -, Fernando Becevelli, para tratar de demandas estruturantes, que para ele (Anastácio) são fundamentais para poder avançar o turismo da região, como a integração da BA-001 ou o asfalto da BA-967, ambas ligando os municípios de Caravelas e Nova Viçosa, e também a construção do Aeroporto Internacional da Costa das Baleias, a partir da planta do aeroporto de Caravelas. A reunião contou ainda com a participação de um representante da Secretaria de Turismo e do secretário de Meio Ambiente e Obras de Nova Viçosa, Francisco Geovane Rosal.

 

A rota turística da Costa das Baleias começa em Mucuri, no limite Extremo Sul da Bahia, divisa com o estado do Espírito Santo, e se estende por 200 km de praias, até a cidade do Prado, composta por cinco municípios costeiros: Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa e Mucuri. Entre rios, cachoeiras, praias de águas doces e salgadas, ilhas, mangues e coqueirais, um mar de azul sem fim, reduto do maior e mais diversificado conjunto de recifes de corais (17 espécies) do Atlântico Sul e do maior manguezal do mundo, Parque Marinho de Abrolhos, ilha de Coroa vermelha, além de traços deixados pela ocupação colonial na arquitetura solene das igrejas, no desenho urbano das cidades e nos sobrados com fachadas revestidas de azulejos trazidos pelos portugueses.

Na pauta de discussão, o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Viçosa fez questão de empoderar a região como um todo e cobrar do Consórcio CONSTRUIR uma gestão no sentido de internacionalizar a marca COSTA DAS BALEIAS, atraindo turistas e investidores para essa região, tendo como principal ação o aeroporto internacional da Costa das Baleias a partir da planta do aeroporto de Caravelas.Construído há mais de sete décadas pelo Governo brasileiro em acordo com os americanos, o Aeroporto de Caravelas é uma das melhores estruturas aeroportuárias do País e fica a cerca de 10 km da cidade de Caravelas e cerca de 8 km do litoral em linha reta ao ponto mais próximo da costa.

Fernando Becevelli deixou o Consórcio de prefeituras do Extremo Sul à disposição dessa importante iniciativa, provocando inclusive outra reunião, com pauta mais definida, que contará com a presença dos secretários de Turismo, presidentes de Câmara de Vereadores e secretários de Meio Ambiente dos cinco municípios costeiros da região. A ideia é criar o quanto antes um comitê gestor, político e técnico, para desenhar uma proposta que seja robusta e possa gerar atenção por parte do próximo gestor do estado da Bahia. “Faltava ambição por parte dos políticos dessa região, é preciso planejar e traçar metas que sejam do tamanho disso tudo aqui, metas grandiosas, o Anastácio está no caminho certo, precisa provocar mesmo, não dá para ser estático no mandato de vereador, agora é preciso continuidade, se houver, a Costa das Baleias vai virar a Meca do turismo ecológico e de aventuras do Nordeste”, disse Becevelli.

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui