COSEMS mobiliza municípios na luta contra a AIDS

No dia 1º de dezembro o Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) dará início à campanha de mobilização dos 417 municípios baianos do ‘Dezembro de Prevenção e Luta contra a AIDS’. A estratégia consiste em incentivar o uso do preservativo e estimular a testagem rápida, na qual o diagnóstico sai em 30 minutos. Para os pacientes com diagnóstico positivo, o objetivo é que seja iniciado, o quanto antes, o tratamento com medicações retrovirais.

A presidente do COSEMS/BA, Stela Souza, salienta a importância da campanha e da ampla mobilização dos municípios. “A luta contra a AIDS é um desafio para todos nós, gestores do SUS. O COSEMS está aumentando esforços para a mobilização dos secretários de Saúde, sugerindo realização de palestras, distribuição de material educativo e preservativos, bem como mobilização da população para comparecimento às unidades de saúde”, explica.

Os registros de casos de AIDS na Bahia indicam 27.523 pessoas infectadas com o vírus HIV, dos quais 63% do sexo masculino. A principal via de transmissão é a sexual (83,1%), dos quais os heterossexuais representam 60,2%. A incidência entre mulheres representa 86,7% desse total. Entre os jovens de 15 a 24 anos, há registros de 1.684 casos. O número de óbitos por AIDS no estado é de 6.160, ó que representa 65,1% em homens e 34,9 % em mulheres. Os dados são do Ministério da Saúde.

 


Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS/BA)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui