No dicionário é “modificação, adulteração das características originais de algo.” Mas penso as ilusões não tem defeitos. O que as tornam sedutoras. Em 1995, a transparência internacional publicou o relatório anual de Corrupção, que ordena os países do mundo de acordo com o grau de percepção da corrupção percebida entre os funcionários públicos e políticos”. A organização define a corrupção como. “O abuso do poder confiado para fins privados.” Os três no topo da lista de percepção próximo a zero são: Nova Zelândia, Finlândia e Suécia.
Na Nova Zelândia tem a cultura Māori dos povos indígenas. Sua história, língua tradições são fundamentais para a identidade da Nova Zelândia. Incorpora o senso de respeito e cuidado que os Māori sentem em relação ao mundo natural. Esta filosofia é fundamental para o amor e cuidado que muitos neozelandeses têm pelo meio ambiente e pelo próximo além da preocupação com a educação.
Está sociedade igualitaria é uma exceção no mundo, já que acredito que a corrupção é o mesmo que os homens fazem com outros homens em tempo de guerra, “matar” sendo neste caso a morte da sociedade igualitária e justa, não sendo, de esquerda nem de direita, e sim da falta de raizes culturais como a cultura mãori da Nova Zelândia.
No mundo quase todo a busca é por poder e status, que dificilmente deva a sociedades igualitárias e justas, acompanhamos agora a morte do presidente do Haiti um dos países com mais corrupção no mundo, não imaginamos isto acontecer na Nova Zelândia.