Convite: Diocese de Teixeira/Caravelas terá nova paróquia

Foto: Pascom Quase Paróquia São Lourenço

A Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas convida a todos para participarem da Celebração Eucarística em Ação de Graças pela Canonização da Santa Irmã Dulce dos Pobres.

Também acontecerá a Ereção Canônica da Paróquia São Lourenço e tomada de posse do padre Metódio Macedo Santos como pároco.

A celebração será presidida pelo bispo diocesano, Dom Jailton de Oliveira Lino, na Igreja Matriz São Lourenço, na Rua da Penha, nº 454, no bairro São Lourenço, em Teixeira de Freitas, no dia 13 de outubro, a partir das 10h30.

O tríduo em preparação para a Ereção Canônica terá a seguinte programação:

10/10 Quinta-Feira – 19h30min
Pe. Metódio Macedo

11/10 Sexta-Feira – 19h30min
Pe. José Ailton

12/10 Sábado – 19h30min
Pe. Vanderlei Oliveira

Terá barraquinhas e comidas típicas nos dias, cuja arrecadação será em prol da construção do Templo da Comunidade Nossa Srª Auxiliadora.

Quase Paróquia se tornará Paróquia São Lourenço

Foto: Pascom Quase Paróquia São Lourenço

A Ereção Canônica acontece após 7 meses (desde o dia 1º de fevereiro) em que as comunidades São Lourenço, Nossa Senhora Auxiliadora, Sagrada Família e São Judas Tadeu se tornaram a Quase Paróquia São Lourenço.

Depois de cumprir todas as etapas e requisitos propostos pelo bispo da Diocese Teixeira de Freitas/Caravelas, Dom Jailton de Oliveira Lino, agora se torna uma Paróquia, que é

uma certa comunidade de fiéis, constituída estavelmente na Igreja particular, cuja cura pastoral, sob a autoridade do Bispo diocesano, está confiada ao pároco, como a seu pastor próprio” (Códido de Direito Canônico 515 — § 1).

Desde que as comunidades se tornaram uma Quase Paróquia, o pe. Metódio Macedo Santos vem trabalhando e desenvolvendo os trabalhos como vigário.

Com a mudança para paróquia, agora se tornará pároco, ou seja, o bispo diocesano confia a ele todo o cuidado pastoral e espiritual dos féis, sendo também responsável pela administração da Paróquia.

Já era um sonho antigo nosso se tornar paróquia, mas, muito mais que um sonho, era uma necessidade ter um padre mais próximo para acompanhar as nossas comunidades e os movimentos e pastorais, sendo que a área pastoral da nossa quase paróquia é muito extensa, pois é composta por parte do bairro São Lourenço, Arco Verde, Alto Tancredo, Cidade de Deus, Liberdade 1 e 2. Com a criação da Quase Paróquia e a chegada do padre Metódio, pudemos notar uma melhor participação dos féis em nossas comunidades”, comentou Augusto César Machado Oliveira, coordenador paroquial.

[Informações: Pascom Quase Paróquia São Lourenço]

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui