Conteúdo e contexto

“Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.” (Efésios 4.15)

Nada cresce sem contar com o ambiente apropriado. Seja o mal, seja o bem. Nos laboratórios onde diversos organismos são “cultivados” o segredo está em prove-los do ambiente que apoia seu desenvolvimento. As vezes é a única coisa a fazer! Não é diferente com nossa vida como cristãos. A fé se fortalece e fica saudável se buscamos e promovemos o ambiente adequado e o ambiente adequado ao crescimento cristão é onde a verdade é anunciada e o amor é praticado.

Na formação de uma pessoa, mais importante que o conteúdo que lhe oferecemos é o contexto em que ela é inserida para se desenvolver. Não nos tornamos cristãos maduros e não contribuímos com a maturidade de outros se apenas nos esforçamos para ensinar as doutrinas certas. Elas na verdade contribuem pouco. O segredo está no ambiente, no contexto. Bons exemplos e oportunidades de experimentar as verdades de que ouvimos falar são indispensáveis.

Por isso, tanto em nossas casas como em nossa igreja devemos ser promotores de um ambiente que contribua para o crescimento e amadurecimento. A verdade deve ser buscada e o amor deve orientar nossas atitudes. Onde Cristo é Senhor, verdade e amor imperam. Em humildade devemos orar e buscar o governo de Cristo sobre nossas vidas. Assim nossa igreja e nossas casas serão um lugar adequado para desenvolver seres humanos melhores, gente saudável, para a glória de Deus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui