Contagem regressiva: Teixeira se aproxima do fim do prazo para recadastramento biométrico

Cartório Eleitoral de Teixeira de Freitas. Foto: Elizeu Portugal/OSollo

Os cidadãos de Teixeira de Freitas começam a se preparar para as Eleições Municipais 2020. Faltam apenas nove meses para mais de 100 mil eleitores teixeirenses irem às urnas para eleger os vereadores, prefeito e vice-prefeito.

Contudo, para votar no próximo pleito, em outubro, o eleitor precisa estar com a situação regular na Justiça Eleitoral (JE) até o próximo dia 06 de maio (151 dias antes do pleito).

A data também marca o prazo para emissão do título, alteração de dados cadastrais e transferência do domicílio eleitoral.

Conforme dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), quase 30 mil eleitores tiveram seus títulos cancelados, seja por deixa de votar e de justificar a ausência às urnas por três eleições consecutivas – cada turno de um pleito sendo considerado uma eleição diferente – ou por não realizar o recadastramento biométrico.

Como agendar?

O agendamento para o cartório pode ser feito de duas formas: telefone e site.

Ligue para 0800 071 6505 ou acesse www.tre-ba.jus.br, siga a aba Eleitor e eleições > Agendamento biometria > clicar aqui. Tenha seus documentos em mãos.

A unidade do SAC, no Shopping PátioMix, também atende aos eleitores.

Documentos necessários

  • Documento de identificação com foto (original)
  • Comprovante de residência atualizado (máximo de três meses).

Consequências para quem tiver o título cancelado

O título de eleitor também precisa estar regular para que o cidadão esteja em dia com outros documentos, tais como passaporte e carteira de identidade.

A regularidade do título é exigida para: obtenção de empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo; inscrição em concurso público, investidura e posse em cargo ou função pública; renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e prática de qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou Imposto de Renda, entre outros. [TSE]

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui