A Secretaria da Cultura da Bahia (SecultBA) vai abrir Consulta Pública, entre os dias 15 e 21 de Outubro para indicação de membros que vão compor a comissão temática que irá analisar o mérito das propostas concorrentes no Edital Eventos Culturais Calendarizados 2017/2019, do Fundo de Cultura da Bahia. As inscrições foram encerradas no último dia 06.
Os currículos selecionados vão compor o quadro de especialistas que podem ser requisitados para a discussão das propostas e análise técnica dos projetos. A Comissão será formada por um mínimo de cinco integrantes, com participação da sociedade civil e do poder público, mantendo o princípio do número ímpar e equilíbrio na origem dos componentes. Essa definição consta na Lei do Fundo de Cultura da Bahia.
Para indicar membros, os interessados devem acessar o site da Secretaria da Cultura da Bahia (SecultBA) e acessar a página, preenchendo o formulário e apresentando a indicação.
São considerados eventos calendarizados iniciativas como bienais, colóquios, conferências, painéis, festivais, entre diversos outros formatos que tenham periodicidade anual e duração superior a um dia. A última edição do edital foi realizada em 2012, encerrando em 2015 e sendo prorrogado por mais um ano.
O Edital propõe formar um calendário cultural e manter a Bahia nos circuitos nacional e internacional, já que muitos dos projetos têm visibilidade no exterior e recebem artistas e produções de todo o mundo, permitindo o acesso a novas experiências, estéticas e manifestações culturais.
Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br
Assessoria de Comunicação – Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA