O Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Extremo Sul da Bahia, sediado em Teixeira de Freitas, será o primeiro do Brasil a incluir um Hospital Público Regional. O modelo inovador foi criado na manhã desta quinta-feira, 25, durante Assembleia Geral, no auditório da Secretaria de Saúde.
Este Consórcio é o primeiro da Bahia e foi instituído em novembro de 2015 para gerenciar a assistência de saúde regionalizada, pactuando os equipamentos, a exemplo da Policlínica de Atendimento Médico Especializado e, a partir de agora, do Hospital de Teixeira de Freitas. A obra para a construção da Policlínica deve começar em pouco tempo e, de acordo com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), estará concluída em 10 meses.
Evolução
O consultor especialista em consórcios públicos de saúde, doutor João Ananias, falou em “evolução do modelo de consórcios” ao tratar da inclusão do Hospital, explicando que nesta proposta as pessoas serão atendidas de forma mais completa, com serviços da Policlínica e hospitalares, inclusive de alta complexidade, fazendo com que o Estado e os municípios participem dos custos do Hospital que atualmente, recaem somente para Teixeira de Freitas.
Já o presidente do Consórcio, doutor João Bosco, prefeito de Teixeira de Freitas, salientou que o êxito do trabalho fará com que o Consórcio do Extremo Sul sirva de modelo para o Brasil.
Gratuidade no atendimento médico especializado
A Policlínica é uma unidade pública, e por isso gratuita, de cuidado especializado, integrada à rede de atenção à saúde. Este equipamento funciona como elo da rede de assistência básica, prestando atendimento de média complexidade.
Nesses equipamentos os cidadãos poderão consultar em: Angiologia, Cardiologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Mastologia, Neurologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Urologia, Ginecologia, Ortopedia, podendo ampliar para Pneumologia, Reumatologia, Hematologia e Dermatologia.
Ascom da prefeitura