O Consórcio Público Intermunicipal de Infraestrutura do Extremo Sul da Bahia (Construir) promoveu uma reunião de trabalho com gestores municipais de Meio Ambiente na manhã desta terça-feira, dia 02, em sua sede, localizada em Teixeira de Freitas.
Em pauta, foi discutida a conclusão do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS) e a participação dos municípios da região. Entre outros aspectos, o plano trata da problemática dos lixões e aterros, educação ambiental e inclusão de catadores.
Durante entrevista, o secretário executivo do Consórcio Construir, Valdey Ferreira, destacou que o apoio aos 13 municípios consorciados deve gerar uma política ampla de gestão dos resíduos.
“O incentivo principal é a missão do consórcio de apoiar os municípios, que, sozinhos, não teriam condições de elaborar um plano com tamanho dinamismo“, comentou o dr. Valdey.
O coordenador do PIGIRS, Saulo Araújo, explicou que a iniciativa do Consórcio traz um documento que norteará a política intermunicipal de destinação dos resíduos sólidos.
“Esse plano atende um requisito legal, que, desde 2010, obriga os municípios a apresentarem seus planos. A elaboração desse documento dá mais autonomia aos municípios de resolver o problema dos lixões e inclusão de catadores“, disse Saulo.
O processo é fruto de esforços do Governo do Estado e Consórcio Construir, visando uma nova metodologia de manejo, triagem e destinação dos resíduos, unificando toda a região Extremo Sul.