Nesta quarta-feira, 31 de julho, durante todo o dia, o Consórcio Intermunicipal de Infraestrutura do Extremo Sul (Construir), presidido pelo prefeito de Mucuri, Dr. Carlos Simões, apresentou as propostas para a gestão integrada dos resíduos sólidos do Território do Extremo Sul da Bahia.
O evento ocorreu no auditório da Faculdade Pitágoras, em Teixeira de Freitas, e contou com a presença de diversas autoridades, como o secretário de Estado do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira da Silva, prefeitos e vereadores, o promotor Fábio Fernandes, o juiz Roney Jorge Cunha, representantes de diversos setores da sociedade.
Dr. Carlos Simões, presidente do Consórcio, conduziu a programação, que contou, dentre outras coisas, com o seminário sobre “Resíduos sólidos: socializar para compreender”. Para Dr. Carlos, este tema representa um desafio para todo país. Ainda segundo ele, este tipo de investimento tem sido complexo para osmunicípios devido aos fatores econômicos envolvidos, “e, por isso, nos unimos para que possamos juntos discutir e ter uma proposta que seja possível executar nos municípios do Extremo Sul”, completou o prefeito de Mucuri.
A metodologia apresentada é focada na educação e capacitação ambiental, visando a eliminação de 27 lixões nos 13 municípios do Território e poderá ser replicado para outras regiões.
O secretário de Estado do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira da Silva, classificou a parceria entre o Construir e o Governo do Estado como muito importante e afirmou que é uma recomendação do governador somar com segmentos que têm compromisso com Estado e com esta região, “pois queremos fortalecer este consórcio e somar neste desafio relacionado à gestão dos resíduos sólidos”, garantiu o secretário.