Consaúde promove reunião com prefeitos e visita à Policlínica em Teixeira de Freitas

Consaúde promove reunião com prefeitos e visita à Policlínica em Teixeira de Freitas
Sílvio Ramalho, presidente do Consaúde e Lizandra Amim, diretora da Policlínica de Teixeira de Freitas – Foto: Divulgação

Na manhã de sexta-feira, 08 de dezembro, convidados e recepcionados pelo prefeito de Caravelas, Sílvio Ramalho, presidente do Consórcio de Saúde (Consaúde), os prefeitos eleitos do extremo sul da Bahia participaram de uma reunião para conhecerem o funcionamento do Consórcio e os direitos dos municípios nos serviços da Policlínica.

Sílvio Ramalho explicou aos prefeitos a organização do Consaúde, apresentou os funcionários e discutiram melhorias no atendimento dos pacientes que precisam de exames especializados.

O presidente do Consaúde, prefeito Sílvio Ramalho, disse que o objetivo da reunião foi apresentar para os prefeitos o que é feito na Policlínica, de que forma são utilizados os recursos financeiros do Consórcio, quais conexões que a instituição tem com os municípios, e aproveitou para analisar as necessidades de fortalecimento da Policlínica para o atendimento de qualidade aos municípios.

Consaúde promove reunião com prefeitos e visita à Policlínica em Teixeira de Freitas
Zico de Baiato, prefeito de Alcobaça; Lizandra Amim, diretora da Policlínica de Teixeira de Freitas; Mildson Medeiros, prefeito de Itanhém e Ariston Almeida (Tonzinho), prefeito de Lajedão. Foto: Divulgação

Após a reunião, os prefeitos, Sílvio Ramalho e o vice Dr. Adalto (Caravelas), Zico de Baiato (Alcobaça), Gilvan e o vice Carlão (Prado), Beto Pinto (Medeiros Neto), Mildson Medeiros (Itanhém), Tonzinho (Lajedão), Manrick (Vereda) e Calixto Ribeiro e seu vice Kleber (Ibirapuã), se deslocaram até a Policlínica, onde foram recepcionados pela diretora Lizandra Amim, que acompanhou os gestores na apresentação da unidade de saúde.

Com equipamentos de primeiro mundo, a Policlínica é uma unidade especializada de apoio e diagnóstico, com serviços de consultas clínicas especializadas em exames gráficos e de imagem, que potencializa o cuidado e atenção à saúde da população de forma humanizada.

A instituição de saúde dispõe de especialidades como angiologia, cardiologia, endrocrinologia, gastroenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia, urologia, ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiograma, ergometria, mapa, holter, eletrocefalograma, eletromiografia, raio-x de 500 Am, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, nasolaringoscopia, colposcopia, histerocospia e  cistoscopia entre outros.

A diretora da Policlínica, Lizandra Amim, falou aos prefeitos sobre a rota dos micro-ônibus, e também sobre as marcações de exames, acrescentando que este ano irá realizar “in loco” treinamento aos técnicos que trabalham com as marcações da Policlínica. Outra novidade para 2021 é que já está em fase de contratação o exame de espirometria, que é um exame que mede a quantidade de ar que uma pessoa é capaz de inspirar ou expirar a cada vez que respira.

Consaúde promove reunião com prefeitos e visita à Policlínica em Teixeira de Freitas
Foto: Divulgação

O veterano Calixto Ribeiro, prefeito de Ibirapuã, pela quarta vez, compareceu junto do seu vice Kleber, e fez questão de acompanhar toda a visita a unidade de saúde.

Zico de Baiato, prefeito de Alcobaça, aprovou a iniciativa do presidente Sílvio Ramalho e comentou a produtividade da reunião, visto que os gestores puderam discutir melhorias no atendimento às demandas.

O prefeito Beto Pinto, de Medeiros Neto, aproveitou a visita para tirar dúvidas quando aos resultados de exames complexos, como ressonância magnética, que são enviados para Salvador, a diretora, Lizandra Amim, explicou sobre os casos urgentes, que a Policlínica tem esse suporte de atendimento e faz, também, essa intermediação de imagem.

Já o prefeito de Lajedão, Ariston Almeida Passos, o Tonzinho, elogiou a iniciativa do colega de Sílvio Ramalho em esclarecer para os novos prefeitos como funciona o Consórcio de Saúde e afirma que após conhecer os serviços oferecidos na Policlínica, ele tem certeza que fará o melhor para cuidar da saúde de sua população.

Gilvan Produções, prefeito do Prado também apoiou a iniciativa do presidente do Consaúde e parabenizou o Governo do Estado pela construção da policlínica que atende toda a região, proporcionando aos gestores municipais condições de oferecer saúde de qualidade aos moradores do extremo sul da Bahia.

E o prefeito de Itanhém, Mildson Medeiros disse: “Saúde é prioridade em minha gestão, por isso estou aqui buscando entender a funcionalidade da policlínica para dar uma melhor assistência ao nosso povo”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui