O brasileiro Leandro Oliveira conquistou nesta quarta-feira a medalha de ouro dos 1.500m rasos nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, com vantagem de apenas 0s01 sobre o equatoriano Byron Efren Piedra. O atleta nacional venceu a prova com o tempo de 3min53s44, e a decisão do campeão só saiu após a análise da foto do momento da chegada. A terceira colocação ficou com o venezuelano Eduar Villanueva, com 3min54s06.
O baiano de Vitória da Conquista, Leandro arrancou na última reta da prova nesta quarta-feira, abrindo vantagem sobre o pelotão, mas foi seguido de perto por Piedra, que acelerou o ritmo nos metros finais e cruzou a linha praticamente ao mesmo tempo do brasileiro – um policial militar que divide seu tempo entre o emprego e o atletismo.
Após a conclusão da prova, os dois atletas que esperavam o anúncio do vencedor pela organização tiveram reações diferentes. O brasileiro caiu no chão e demorou alguns segundos para recuperar o fôlego. Já o equatoriano correu confiante, acenando para a arquibancada, contado com a vitória.
O ouro de Leandro Oliveira nos 1.500m representa o tricampeonato do Brasil na prova em Jogos Pan-americanos. No Rio de Janeiro-2007 e Santo Domingo-2003, Hudson de Souza foi quem subiu ao lugar mais alto do pódio.
Fonte: R7