Conquista: Ufba estuda transformar campus em nova universidade

A reitora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Dora Leal, revelou ontem a intenção de transformar o campus de Vitória da Conquista em uma nova universidade federal. “O processo já está no Conselho Universitário e a nossa expectativa é de que possamos dar entrada no MEC no próximo ano. E, quem sabe, em 2014 ou 2015, a Bahia ganhe mais uma universidade federal”, disse, em entrevista à Rádio CBN.

O campus atende hoje 1.500 alunos. “Se o MEC acolher nossa proposta, tem que haver uma negociação com o Congresso Nacional, para se tornar um projeto de lei a ser levado para a Presidência da República”, explicou a reitora. Este ano, a Bahia ganhou duas universidades federais, a do Oeste (Ufob), com sede em Barreiras, e a do Sul (UFSBA), em Teixeira de Freitas e Porto Seguro. A previsão é de que as duas instituições comecem a funcionar no próximo ano. Em um balanço de 2013, Dora avaliou que houve avanços na Ufba, como a ampliação do número de vagas.

“Por muitos e muitos anos, a Ufba ofereceu 3.900 vagas para ingresso através do vestibular. Hoje, com a graduação e pós-graduação, nós temos 41 mil estudantes na universidade”. Ela destacou ainda o investimento na criação de um anexo ao Instituto de Ciências da Saúde (ICS) para atender às demandas dos cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Biotecnologia.

O processo está em fase de licitação e a expectativa da Reitoria é a de que as obras sejam iniciadas em fevereiro. Além disso, outras melhorias estão previstas como a nova maternidade Climério de Oliveira, que também já está em fase de licitação.

 

 

Fonte: Correio

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui