Conquista: Prefeitura realiza mutirão nas unidades de saúde para detecção do glaucoma

Estima-se que 6 mil pessoas tenham glaucoma em Vitória da Conquista, sendo que a maioria não tem diagnóstico. Com objetivo de identificar esses casos, a Prefeitura realizará a partir do mês de maio deste ano mutirões nas unidades de saúde da zona rural e urbana para as pessoas que possuem fatores de risco da doença, segundo critérios do Ministério da Saúde: idade acima de 50 anos, diabetes, hipertensão arterial, olho único, miopia, histórico familiar e raça negra.

Terceira causa de cegueira no Brasil e segunda no mundo, o glaucoma se caracteriza pelo aumento da pressão intraocular (PIO), que provoca lesão do nervo óptico. O glaucoma faz parte do grupo de doenças crônicas que incide em 2% da população geral, aumentando a incidência em pessoas com mais de 40 anos e principalmente após os 70 anos. Geralmente atinge os dois olhos, é uma doença hereditária, ou seja, os parentes em primeiro grau têm dez vezes mais chances de desenvolver a doença.

Avalia-se que no Brasil existam 900 mil brasileiros portadores da doença, que causa consideráveis prejuízos à pessoa e ao sistema econômico. Porém esses danos podem ser prevenidos através do diagnóstico precoce, do acompanhamento e tratamento adequado, pois, assim como a hipertensão arterial e o diabetes, o glaucoma não tem cura, mas pode ser tratado, evitando a cegueira irreversível.

O Sistema Único de Saúde/SUS garante o tratamento para os pacientes portadores de glaucoma, com consultas com médico especialista, exames diagnósticos e dispensação de colírios e, em alguns casos, cirurgia. Em Vitória da Conquista, atualmente, existem prestadores credenciados ao SUS que atendem aos pacientes, com agendamento feito pela Central de Marcação de Consultas, por meio das unidades de saúde.

“A identificação será feita pelos agentes comunitários de saúde, que encaminharão para o mutirão aquelas pessoas que apresentarem um dos fatores de risco para o glaucoma”, explica Rita Ataíde. Na unidade, o usuário passará por exame de triagem, realizado pelos técnicos, que encaminharão, caso haja necessidade, para consulta com o especialista.

Cronograma do mutirão nas unidades:

25/05/2012 – Unidade de Saúde da Família Recanto das Águas

25 e 26/05/2012 – Unidade Básica de Saúde João Mello

02/06/2012 – Unidade de Saúde da Família

 

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui