Conquista: Nível de água de barragem atinge 56%; ‘abaixo da média’

Até agosto choveu apenas 1/3 do que é esperado para todo o ano.

Em 2013, moradores da cidade enfrentaram racionamento de água.

Conquista: Nível de água de barragem atinge 56%; 'abaixo da média'Os moradores de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, devem ficar atentos para o consumo de água na cidade. Apesar da Embasa descartar a possibilidade de um racionamento, a principal barragem que abastece a cidade está com apenas pouco mais da metade da capacidade. Em 2013, os moradores enfrentaram racionamento de água.

A barragem de Água Fria II, que abastece Vitória da Conquista, está com apenas 56% da capacidade. No mês de junho, choveu 30 mm, em julho, pouco mais de 20 mm, o que significa que até agora só choveu 1/3 do que é esperado para todo o ano. Segundo o geógrafo Rosalve Lucas, a previsão é que as chuvas fortes só cheguem em outubro. “Outubro, novembro, dezembro, janeiro e fevereiro. Normalmente chove aproximadamente 70% da média do ano. Mesmo chovendo a partir de outubro, vai ficar abaixo da média esperada”.

A evaporação, mesmo no inverno, também contribui para a redução do nível da barragem. “Os açudes, rios e lagoas perdem água para evaporação independentemente se tem chuva ou sol, porque o vento quando toca a superfície da água vai levando partículas”. Segundo a Embasa, se não fosse a adutora do rio Catulé, a barragem de Água Fria II estaria praticamente vazia. Cerca de 60% da água que é consumida em Vitória da Conquista sai da barragem, mas os outros 40% são do rio Catulé.

A adutora do Catulé recomeçou a funcionar plenamente em abril deste ano. A medida emergencial foi implantada para o fornecimento de água no município e, com isso, a Embasa descarta a possibilidade de racionamento em Vitória da Conquista. Porém, apesar de não precisar racionar, a população deve continuar economizando. “Tem que manter a economia nas casas para evitar o desperdício de água. Essa água é muito cara para nós. A Embasa tem quatro reservatórios de água do Catulé para cá. Então, a energia é muito cara. Tem que economizar sempre”, alerta o gerente da Embasa, Álvaro Aguiar.

 

 

Fonte: G1, com informações da TV Sudoeste

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui