Após iniciativa bem sucedida no município de Ilhéus, estudantes do município de Vitória da Conquista, situado a 509 km de Salvador, serão os próximos a participarem e contribuirem com o projeto que, por meio da produção dos jornais “Eco Kids” e “Eco Teens”, trabalha a educação ambiental nas escolas públicas e particulares de forma leve e interdisciplinar. O conselho editorial acaba de ser formado e, nos próximos dias 10 e 11, acontecerão as reuniões de implantação dos jornais no município. A iniciativa do projeto é do Ministério Público estadual, por intermédio da promotora de Justiça Karina Cherubini que tem contado com a colaboração de valorosos parceiros.
No dia 10, a reunião acontecerá às 14h30 com os diretores de escolas e com a Assessoria de Comunicação do Município de Vitória da Conquista, que acompanhará a realização do jornal. No dia seguinte, às 10h, as discussões envolverão representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Procuradoria Geral do Município e Conselho Municipal de Meio Ambiente, tendo em pauta a contratação dos serviços gráficos para impressão do jornal, mediante licitação. Segundo Karina, serão envolvidos alunos da rede pública e privada, e como o projeto será implantado com o ano letivo já iniciado, para este ano são previstas três edições, mas para os vindouros a meta será de seis edições.
O conselho editorial dos jornais é composto pela Promotoria Regional de Meio Ambiente em Vitória da Conquista, Secretaria de Meio Ambiente (Semma), Secretaria Municipal de Educação, Direc 20, Conselho de Acompanhamento do Fundeb e Conselho Municipal de Meio Ambiente. As escolas indicadas para a realização dos jornais foram Educandário Padre Gilberto Vaz Sampaio (Eco Kids- escola privada) , Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire (Eco Kids – pública) e Escola Estadual São João Batista (Eco Teens- pública). O projeto de desenvolvimento dos jornais foi apresentado em reunião ordinária do Conselho Municipal de Meio Ambiente, para que constasse no plano de aplicação dos recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente e os jornais serão distribuídos também para Ongs e instituições filantrópicas e assistenciais do município.
Fonte: MP BA