Conquista: Inema encaminha animais silvestres apreendidos ao Cetas

A Unidade Regional Sul do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), vinculado à Secretaria do Meio Ambiente (Sema), encaminhou, na quarta-feira (11), 19 aves silvestres de cativeiro para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do município de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. Entre as espécies estavam sabiás laranjeiras, pássaros pretos, chorões, periquitos verdes, cardeais, canários da terra, papas capim e coleiras.

As aves foram apreendidas durante operação realizada pela Delegacia de Polícia Rodoviária Federal (DPRF) dos municípios de Gandu e Itabuna, e em seguida repassadas à UR Sul. A ação ocorreu em diligências realizadas pelos agentes da PRF, no último domingo (8). Eles encontraram animais silvestres criados em cativeiro, sem licença nem autorização dos órgãos competentes, em diversas residências dos municípios de Gandu e Wenceslau Guimarães, realizando a apreensão dos mesmos e enquadrando-os na Lei Federal 9.605/98.

Os técnicos da unidade, André Nascimento e Maria Luiza, juntamente com o coordenador regional, Paulo Reis, providenciaram a recepção e logística dos pássaros de cativeiro, repassados pela PRF, atendendo aos Procedimentos de Recebimento e Destinação de Animais Silvestres, elaborado pelo Grupo de Trabalho de Fauna do Inema.

Segundo André Nascimento, trabalhos em parceria com instituições de segurança pública da região “são de suma importância e fortalecem a gestão ambiental do nosso estado”. No caso da DPRF de Itabuna, a parceria com o instituto ocorre em diversos níveis de atuação, a exemplo de apreensão de caminhões de madeira nativa, resgate e condução de animais silvestres apreendidos pelo órgão para o Cetas mais próximo. “Estaremos sempre dispostos a atender aos pedidos de apoio dessas instituições, dando os devidos encaminhamentos frente às solicitações relacionadas ao controle do meio ambiente da nossa região”, enfatizou Maria Luiza.

Fonte: Secom BA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui