Conquista: Governador autorizado início das obras do aeroporto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O governador Jaques Wagner assinou, nesta quinta-feira (13), ordem de serviço para a construção do novo Aeroporto de Vitória da Conquista, que vai beneficiar uma população estimada em 2 milhões de pessoas no Sudoeste da Bahia. A autorização para o início das obras foi oficializada em solenidade no auditório do Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae), com a presença do ministro da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Moreira Franco.

O novo aeroporto faz parte do esforço do governo em alavancar a aviação regional, aumentando a capacidade da terceira maior cidade do estado como origem e destino de voos comerciais, favorecendo o transporte de passageiros, o turismo e a atração de negócios.

De acordo com o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, o empreendimento é estratégico para o desenvolvimento da região. “O aeroporto viabiliza voos para toda a região e passagens mais baratas para o interior da Bahia, uma vez que com aeronaves de maior porte aumenta o potencial de utilização desse meio de locomoção e consequentemente mais empresários, investimentos e empregos vão chegar”.

O empresário do setor de agroindústria Nailton Araújo precisa se deslocar com frequência para viagens de negócios e comemora a chegada do novo aeroporto. “É mais uma ferramenta que trará mais velocidade para todas as decisões, assim como o aeroporto cumpre um requisito para atração de novos investidores”.

O projeto prevê com pista de pouso e decolagem medindo 2.300 metros de extensão, vias de acesso, estacionamentos, pátio de aeronaves, redes de iluminação publica, cabines de medição e controle de navegação aérea, farol rotativo, sinalização e iluminação noturna. O aeroporto terá mais R$ 20 milhões em investimentos do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa).

A construção será executada pelo consórcio formado pelas empresas Top Engenharia e Paviservice Serviços de Pavimentação, grupo que apresentou o menor preço na licitação concluída em janeiro desse ano, R$ 55,5 milhões.

 

 


Fonte: Secom BA

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui