Conquista: Defesa Civil e Exército iniciam o cadastramento de pipeiros para a Operação Carro-Pipa


Conquista: Defesa Civil e Exército iniciam o cadastramento de pipeiros para a Operação Carro-PipaComeçou nesta segunda-feira, 3, o credenciamento e a vistoria dos caminhões-pipa, para distribuição de água na zona rural do município, realizado pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Coordenação Municipal de Defesa Civil, juntamente com o Exército Brasileiro. Cerca de 200 motoristas e proprietários de caminhão compareceram na sede da Defesa Civil na manhã desta segunda.

A Operação Carro-Pipa distribui água potável para a população situada nas regiões afetadas pela seca ou estiagem, especialmente no semiárido nordestino. A ação é uma parceria do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, com o Exército Brasileiro.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Rivaldo Gusmão, a vistoria em Vitória da Conquista acontece duas vezes por ano e abrange 31 municípios baianos que participam da operação. “O exército está analisando toda a documentação e também a habilitação dos pipeiros. Toda a parte mecânica do caminhão também passa por uma vistoria, inclusive com o tanque cheio, para verificar possíveis irregularidades. Nós transportamos água potável, então é necessário que tudo esteja tudo esteja dentro das normas”, conta Rivaldo.

O sorteio será realizado nos dias 14 e 15 de fevereiro no Tiro de Guerra da cidade de Brumado. Serão sorteados 33 caminhões pipa para Vitória da Conquista e eles atenderão 130 povoados da zona rural da cidade. A ação conta com a supervisão da Defesa Civil e também de controladores, que são pessoas dos próprios povoados que acompanham os pipeiros na distribuição de água para a comunidade.

Como participar?

Os interessados devem se cadastrar até quarta-feira, 5, na Defesa Civil, localizada na Rua João Noberto, nº 46, Alto Maron. A vistoria ocorre das 8h às 12 e das 14h às 17h, na Central de Equipamentos (Deserg) da Prefeitura de Vitória da Conquista, localizada na Avenida Santa Catarina, s/n, Patagônia.

Os documentos necessários para o motorista são: RG, CPF, CNH, comprovante de residência, NIT/PIS/PASEP, CRLV, CRV (compra e venda), dados bancários, certidão de situação eleitoral, procuração, certidão negativa de débitos da receita federal e estadual, antecedentes criminais estadual e federal e duas fotos 3×4. O proprietário precisa apresentar o RG, CPF, comprovante de residência, antecedentes criminais estadual e federal.

Para mais informações, entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone (77) 3422-9637.

 

 

 

Fonte: Ascom da prefeitura

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