Morte foi registrada na quarta (26) e causa confirmada na segunda (31).
Um menino de 11 anos morreu vítima de meningite tipo C, no povoado de Lagoa de Maria Clemência, na zona rural do município de Vitória da Conquista, localizado a 512 quilômetros de Salvador. A morte foi registrada na quarta-feira (26), mas a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) só confirmou a causa do falecimento na segunda-feira ( 31). Este é primeiro caso da doença registrado no município neste ano, segundo a prefeitura da cidade.
Em entrevista ao G1 na manhã desta terça-feira (1º), a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Fernanda Aguiar, informou que a criança começou a manifestar os sintomas da doença na noite de terça-feira (25), sendo encaminhada para uma unidade médica local no dia seguinte.
“Ele apresentava sintomas bem característicos da meningite, como cefafélia [dor de cabeça], vômito, dores pelo corpo, rigidez na nuca, cifusões hemorrágicas [placas arrocheadas pelo corpo]. Em crianças, a meningite tipo C é muito agressiva”, relatou.
Por meio de nota oficial, a SMS informou que todas as pessoas que tiveram contato recente com a criança foram submetidas às medidas de profilaxia (uso de medicação), a fim de evitar o adoecimento de novas pessoas e a transmissão da doença na localidade.
Além disso, a SMS relata que técnicos da Vigilância Epidemiológica estão realizando palestras sobre a doença na escola local, garantindo vacina para crianças menores de dois anos de idade e capacitação dos profissionais de saúde sobre a doença.
Fonte: Henrique Mendes/G1