Conquista: Com urgência para fazer tomografia, paciente espera conserto de aparelho

Equipamento está quebrado há 30 dias, segundo informações da secretaria.

Conquista: Com urgência para fazer tomografia, paciente espera conserto de aparelhoInternada no Hospital Geral de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, Marinalva Freita Ferreira, de 57 anos, aguarda um exame de tomografia computadorizada há 15 dias. O equipamento que realiza o procedimento, entretanto, está quebrado há cerca de um mês, segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Marinalva está na unidade de saúde desde o dia 7 de novembro e há quatro dias foi levada para a Unidade de Terapia Intensia (UTI)

O comerciante Vitor Freitas, filho da paciente, conta que a mãe foi levada para o hospital com uma infecção generalizada, após uma cirurgia de correção de hérnia, que foi realizada em unidade de saúde privada no dia 6 de novembro. Por conta do problema, ele detalha que os médicos solicitaram com urgência a realização da tomografia. “Sem esse equipamento, eles [os médicos] não conseguem tomar uma atitude mais focada na infecção dela”, disse o comerciante.

A assessoria do hospital, que não quis gravar entrevista, confirma que o aparelho está quebrado e que os pacientes que precisam passar pelo procedimento contam com cinco unidades conveniadas em Vitória da Conquista, onde podem passar pelo exame. Segundo a família, entretanto, Marinalva não poderia ser transportada para uma dessas unidades, já que o caso dela é considerado como gravísssimo.

“A gente fica aqui amarrado, as mão atadas. Ninguém toma uma providência. A gente questiona lá dentro porque esse equipamento ainda continua quebrado, e ninguém informa nada para gente”, disse.

Em nota, a Sesab informa que o orçamento para a reposição de duas peças do aparelho é de R$130 mil e, por lei, precisa passar por um processo de licitação.

 

 

 

Fonte: G1, com informações da TV Sudoeste

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui