Parte dos funcionários paralisados volta ao trabalho no mesmo dia.
Trabalhadores terceirizados estão sem receber salário há três meses.
A Secretaria de Educação do Estado prevê para esta quarta-feira (16) o retorno das aulas em parte das 25 escolas estaduais de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, que estavam sem funcionar por causa da greve de funcionários terceirizados.
A previsão se apoia no retorno ao trabalho dos trabalhadores paralisados de duas das três empresas que devem salários e direitos trabalhistas. A decisão do fim da greve foi tomada na tarde desta terça-feira, em assembleia.
De acordo com informação do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública do Estado da Bahia (Sindilimp), voltam ao serviço nesta quarta os empregados das empresas Contrate e Sandes, entratanto os funcionários da Flex permanecem em greve.
Segundo a Secretaria de Educação, a Sandes já regularizou a situação dos pagamentos; a Flex informou que irá regularizar os pagamentos na próxima segunda-feira (21); a Contrate informou que está concluindo o pagamento referente ao mês de maio até esta quarta-feira (16) e que pagará o mês de junho na próxima sexta-feira (18);
Alguns funcionários do Centro Integrado Navarro Brito, a maior escola do município, se reuniram nesta terça-feira (15), na porta do local, para fazer uma mobilização.
A secretária Irani Pereira conta que há três meses está sem receber salário. “A minha família que está me ajudando, mas é muito difícil porque está tudo atrasado. Eles têm condições de me ajudar, mas não de arcar com as minhas despesas. E se eu trabalho, é meu direito receber“, disse a secretária.
A situação também prejudica os alunos que estão sem aulas, principalmente os que precisam se preparar para o Enem. “A gente fica muito preocupado com aula e com reposição. Tem vezes que eles colocam aula de reposição no sábado, mas prejudica bastante”, disse a estudante Micaele Souza.
Segundo a Secretaria de Educação do estado, os alunos vão ter reposição de aula para cumprir os 200 dias letivos previstos no calendários da rede.
Em todo o estado
Após recesso de 30 dias, 980 mil alunos da rede estadual e mais de 143 mil da rede municipal de ensino retomaram as atividades escolares na Bahia na última segunda-feira (14).
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação da capital baiana, em função da Copa do Mundo, o calendário escolar foi readequado, antecipando início do ano letivo, para que o recesso fosse maior e os 200 dias letivos previstos em lei fossem mantidos.
As aulas na rede municipal de ensino, que tem 427 escolas e cerca de sete mil professores, foram iniciadas no dia 27 de janeiro e o término do ano letivo está previsto para o dia 23 de dezembro, ainda de acordo com o órgão municipal.
Na rede estadual, cerca de 230 colégios retomaram as aulas nesta segunda-feira, e o calendário escolar também será mantido como previsto em lei, com 200 dias letivos.
De acordo com o Governo do Estado, para o segundo semestre, os estabelecimentos de ensino montaram estratégias com atividades extracurriculares e conteúdos digitais, que estão disponibilizados no Portal da Educação, para proporcionar o aprendizado por meio de diferentes ferramentas e preparar os alunos para os testes.
Fonte: G1