Fatalidade aconteceu perto do povoado de Pradoso, na manhã desta terça.
Vítima é sargento aposentado e colegas desconfiam de parada cardíaca.
Um ciclista morreu após cair da bicicleta enquanto fazia trilha na cidade de Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia, na manhã desta terça-feira (6). De acordo com informações da Polícia Militar, o acidente aconteceu próximo ao povoado de Pradoso, zona rural do município, a cerca de 510 quilômetros de Salvador.
A vítima, Edmundo Nunes Araújo, conhecido como Dija, 55 anos, sargento aposentado da PM, estava com mais cinco colegas quando sofreu a queda. O ciclista e amigo Clédson Oliveira, que presenciou o acidente, conta que tudo aconteceu muito rápido e que ainda não sabe explicar o que ocorreu com o colega.
“Estávamos andando normal. Ele vinha alegre, sorrdiente e brincalhão, como de costume. E, do nada, caiu em uma curva. Ninguem bateu nele. Ele passou direito e se chocou com uma cerca de arame farpado e não esboçou mais nenhuma reação”, afirmou, em entrevista.
Segundo Oliveira, Edmundo Araújo morreu cerca de 45 minutos depois do início da trilha. “Marcamos para nos reunir hoje às cinco da manhã em um posto de gasolina que fica em frente ao batalhão de polícia aqui perto. Saímos juntos e, por volta das 5h45, isso aconteceu”, conta.
Após a queda, os amigos da vítima entraram em contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que, por telefone, orientou aos colegas a darem os primeiros socorros. “A gente fez massagem cardíaca nele, mas ele não tinha nenhuma reação e rapidamente começou a esfriar. Quando os socorristas chegaram ao local, constataram o óbito”.
Clédson conta que o grupo de amigos saía todas as terças, quintas e sábados para pedalar pela cidade e que Edmundo era um dos mais experiêntes da equipe. “A gente costumava ir sempre nesse local. E ele pedalava muito e já chegou a ir para outras cidades, como Brumado, Ilhéus e Porto Seguro de bicileta. Era macaco velho”, afirma o amigo.
Ainda não há informações sobre o que teria provocado a morte do ciclista, mas a suspeita dos colegas é de que Edmundo, que era casado e pai de três filhos, tenha sofrido uma parada cardíaca antes do acidente. “Desconfiamos disso porque ele não teve reação para fazer a curva e nem se mexeu mais após cair no chão. Agora, só resta esperar o resultado da necrópsia para saber o que realmente aconteceu”.
Fonte: G1