Integrando as ações do programa Pacto Pela Vida, a 11ª base comunitária de segurança da Bahia foi inaugurada na quarta-feira, 28, em Vitória da Conquista, com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro.
A base, localizada no bairro Nova Cidade, funciona no sistema de módulo habitável, até a construção da definitiva. Com 70 metros quadrados, ela é totalmente equipada para a função, climatizada e vai funcionar como a definitiva, com um efetivo de 80 policiais, radiopatrulhamento, com quatro viaturas e oito motos, e videomonitoramento, com dez câmeras.
Segundo o secretário Maurício Barbosa, as ações de policiamento com as bases comunitárias conseguem reduzir em até 50% a violência no local onde elas estão instaladas. Barbosa destacou ainda o trabalho conjunto desenvolvido pelo equipamento. “A base de segurança tem como objetivo fazer com que a polícia trabalhe em parceria com a comunidade, além de possibilitar ações nas áreas de saúde, esporte, emprego e renda”.
Novas viaturas
Ainda em Vitória da Conquista, o governador entregou 27 novas viaturas para reforçar as ações das polícias Civil, Técnica e Militar em 17 municípios: Manoel Vitorino, Belo Campo, Mortugaba, Condeúba, Vitória da Conquista, Brumado, Ibirataia, Aiquara, Jaguaquara, Encruzilhada, Planalto, Presidente Jânio Quadros, Caturama, Barra da Estiva, Malhada de Pedras, Rio do Antonio e Tanhaçu. De acordo com Wagner, “essas viaturas vão favorecer toda a região, e também servirão para dar apoio à base comunitária”.
Estradas da região serão pavimentadas
O Governo da Bahia autorizou a abertura de licitação para restaurar e pavimentar seis trechos de rodovias que interligam o sudoeste do estado. As obras serão feitas nos municípios de Guajerú, Itororó, Maetinga, Malhada de Pedras, Presidente Jânio Quadros, Ribeirão do Largo, Brumado, Caculé, Rio do Antônio e Sebastião Laranjeiras, dentre outros.
Para o vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, essas obras vão permitir maior mobilidade dos moradores do sudoeste baiano. “Serão aplicados R$ 98 milhões nessas obras importantes para a população que vive nessas localidades e tem dificuldade em se locomover. Com esse investimento, vamos conseguir tirar seis sedes municipais do isolamento completo”.