Conquista: Artistas são premiados na noite de abertura do Salão de Artes Visuais

Conquista: Artistas são premiados na noite de abertura do Salão de Artes VisuaisA população e visitantes de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, podem visitar até o dia 31 de agosto, gratuitamente, a exposição dos Salões de Artes Visuais da Bahia, inaugurada na última sexta (18), pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. A cerimônia de abertura contou com a presença de cerca de 150 pessoas, com ampla participação de artistas integrantes da mostra, que tem um total de 25 obras, selecionadas por meio de edital público. Também estiveram presentes a Diretora Geral da Funceb, Nehle Franke, e a coordenadora de Artes Visuais da Funceb, Elaine Pinho. Além da solenidade de premiação de artistas, a noite foi marcada pela apresentação do trio de jazz local Tymbrar. Esta é a última etapa da edição 2013 dos Salões de Artes Visuais da Bahia.

Trabalhos premiados

Um júri especializado escolheu três trabalhos para receberem, cada um, os prêmios de R$ 7 mil: Fábio Gatti, com a instalação fotográfica “Eu Boneca”; Roberta Nascimento, com a performance instalação “Reação em Cadeia: Agente se Liga em Você”; e Tina Melo, com a instalação “Velados”. A comissão também conferiu menção especial para os artistas Alex Oliveira, com a videoarte “Ritos de Passagem”, e André Souza, com “Castelo”, de impressão sobre papel fotográfico. A comissão foi composta por Rogéria Maciel, de Vitória da Conquista; Jared Domício, de Fortaleza; e Iêda Oliveia, de Salvador. No encerramento do Salão, será conhecido ainda o Prêmio do Público, concedido através do voto dos visitantes.

O projeto

O evento em Vitória da Conquista compreende a última etapa dos Salões de Artes Visuais da Bahia edição 2013, suspensos no ano passado para a regularização de compromissos relacionados ao cumprimento aos Decretos nºs 14.682 e 14.710/2013, que determinaram o contingenciamento no orçamento das secretarias e órgãos estaduais. Antes, ainda em 2013, haviam sido realizadas exposições em Feira de Santana e Teixeira de Freitas. Este ano, foi a vez de Barreiras, no oeste, Lençóis, na Chapada Diamantina, e agora Vitória da Conquista.

 

 

 

Fonte: Secom BA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui