Conquista: Após 5 dias de greve, professores voltam às aulas

Professores da rede municipal iniciaram a greve na segunda-feira (25).

Assembleia na sexta-feira (29) decidiu pelo fim da paralisação.

Depois de cinco dias de greve, os professores da rede municipal de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, voltaram às salas de aulas nesta segunda-feira (1°). A decisão foi tomada após assembleia da categoria, realizada na sexta-feira (29). A greve teve início na segunda-feira (25).

Segundo o Sindicato do Magistério Municipal Público (Simmp) da cidade, o movimento foi encerrado depois que a prefeitura chamou a categoria para negociar. A cidade tem 45 mil alunos que estudam em 203 escolas e creches municipais.

Entre os pontos atendidos, estão o reconhecimento dos monitores como funcionários da educação e liberação dos professores do ensino fundamental para atividade complementar. De acordo com o sindicato, a administração municipal sinalizou de forma positiva o item da reforma e construção de escolas e creches. Além disso, segundo a entidade, a greve ajudou na obtenção do reajuste de 50% da Condição Especial de Trabalho (CET), congelado desde 2007.

O sindicato informou que a prefeitura se comprometeu a promover a capacitação dos profissionais da educação no segundo semestre deste ano para garantir o funcionamento dos laboratórios de informática das escolas. Os pontos referentes à educação infantil e aos alunos com necessidades educacionais especiais devem ser incorporados ao Plano Municipal de Educação (PME).

No entanto, segundo o sindicato, não houve avanços em relação à reformulação do plano de carreira, umas das principais reivindicações da categoria. A entidade afirma que, apesar do fim da greve, a mobilização da categoria continua.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista informou que o calendário de reposição das aulas está sendo elaborado e que, assim que concluído, será encaminhado ao Conselho Municipal de Educação. O salário-base dos professores da rede municipal varia de R$ 1.928 a R$ 2.631, de acordo com a prefeitura.

 G1, com informações da TV Sudoeste

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui