Conquista: Aeroporto fecha mais uma vez por mau tempo

Pelo segundo dia consecutivo, o aeroporto Pedro Otacílio de Figueiredo, em Vitória da Conquista, a 509 km da capital, ficou temporariamente fechado para pousos e decolagens.

Na manhã de ontem, dois voos foram cancelados devido ao mau tempo. Um deles, originário de Belo Horizonte, estava previsto para aterrissar em Conquista, mas o piloto não teve visibilidade para efetuar o pouso e precisou arremeter (retomar o voo) para Salvador.

No último domingo, outros quatro voos tinham sido cancelados. Alguns passageiros dormiram no aeroporto, aguardando a situação se normalizar, o que não ocorreu. Além do desconforto, muitos passageiros precisaram adiar ou cancelar compromissos.

Apesar da reincidência do problema, a administração do aeroporto nega que os cancelamentos tenham ocorrido por insuficiência de equipamentos. As chuvas que castigam a cidade são apontadas como o único motivo pela alteração nos planos de voo da principal cidade do Sudoeste baiano.

A assessoria da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), responsável pela administração do aeroporto de Salvador, que receptou o voo Belo Horizonte/Vitória da Conquista, confirmou falta de condições por razões meteorológicas.

De acordo com informações do órgão, afora a questão de atraso, nenhum grande transtorno ou dano foi ocasionado aos 58 passageiros que estavam na aeronave. Ainda conforme a Infraero, o pouso não foi efetuado porque a chuva forte comprometeu a visibilidade a ponto de impedir que operasse por equipamentos.

Segundo o órgão, a companhia aérea tomou todas as providências necessárias para minimizar os transtornos dos passageiros, mas que “contra a natureza não há muito que fazer”.

Mesmo com as justificativas, ainda paira a dúvida de que o aeroporto Pedro Otacílio de Figueiredo opera com menos equipamento que o necessário. Sobre as condições instrumental do aeroporto, a Infraero não se manifestou, pois este não está sob a sua responsabilidade. Dos 84 aeródromos existentes na Bahia, 82 são administrados pelo governo do Estado, através do Departamento de Infraestrutura de Transporte da Bahia (Derba).

Moradores da cidade fizeram um movimento, intitulado “Conquista pode voar mais alto”, para reivindicar

 

 

Fonte: Tribuna da Bahia

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui