Seis políticos concorrem ao cargo de governador.
Para o Senado, são cinco candidatos pela Bahia.
Com o término do prazo para a realização das convenções partidárias, no dia 30 de junho, os nomes que concorrem a cargos públicos nas eleições de 2014 se confirmam. Na Bahia, seis candidatos disputam o governo do Estado e cinco o Senado, já que o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) não terá candidato a senador.
A reportagem traz a lista de quem são eles e apresenta um pouco de cada trajetória. Confira abaixo a relação, que está em ordem alfabética.
LÍDICE DA MATA
Lídice da Mata (Foto: Saulo Cruz/Agência Câmara)
Candidata a governadora: Lídice da Mata (PSB)
Vice-governador: Eduardo Vasconcelos (PSB)
Candidata a senadora: Eliana Calmon (PSB)
Coligação: Um novo caminho para a Bahia (PSB e PSL, PPL)
Informações sobre os candidatos:
A economista Lídice da Mata concorre pela segunda vez ao Governo da Bahia – a primeira vez foi em 1990. Lídice iniciou sua carreira política em 1982, como vereadora da capital baiana, e em 1986 elegeu-se deputada federal. Venceu as eleições municipais de 1992, tornando-se a primeira e única prefeita da história de Salvador. Em 1998, dois anos após deixar a prefeitura, foi eleita deputada estadual e reeleita em 2002. Em 2006, voltou ao Congresso como deputada federal e, quatro anos depois, eleita a primeira senadora baiana.
MARCOS MENDES
Marcos Mendes (Foto: Reprodução/TV Bahia)
Candidato a governador: Marcos Mendes (PSOL)
Vice-governador: Ronaldo Santos (PSOL)
Candidato a senador: Hamilton Assis (PSOL)
Coligação: PSOL
Informações sobre os candidatos:
Presidente do PSOL na Bahia, Marcos Mendes é geólogo de formação. Iniciou a vida política militando no movimento estudantil e concorreu ao primeiro cargo eletivo em 2006, como deputado federal. Em 2008, foi candidato a vereador em Salvador; em 2010, disputou o cargo de governador e, em 2012, concorreu novamente como vereador.
PAULO SOUTO
Paulo Souto (Foto: Henrique Mendes/G1 Bahia)
Candidato a governador: Paulo Souto (DEM)
Vice-governador: Joaci Góes (PSDB)
Candidato a senador: Geddel Vieira Lima (PMDB)
Coligação: Unidos pela Bahia (DEM, PRB, PV, PTC, PSC, PMDB, PR, PSDB, PTN, Solidariedade, PROS, PHS, PPS, PRP, PSDC, PTdoB)
Informações sobre os candidatos:
Graduado em Geologia, Paulo Souto iniciou a carreira política nas eleições estaduais de 1990, como vice-governador de Antônio Carlos Magalhães. Foi eleito governador da Bahia em 1994 e senador em 1998. Quatro anos depois, venceu novamente as eleições para governador da Bahia. Em 2007, após segundo mandato como gestor do Estado, se tornou o presidente do DEM na Bahia.
RENATA MALLET
Renata Mallet (Foto: Reprodução/TV Bahia)
Candidata a governadora: Renata Mallet (PSTU)
Vice-governador: Carlos Nascimento (PSTU)
Coligação: PSTU
Informações sobre os candidatos:
Graduada em em Fonoaudiologia e mestra em Saúde Coletiva, Renata Mallet atualmente é bancária, mas já atuou como professora universitária. Iniciou trajetória política no movimento estudantil da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e posteriormente atuou em forças sindicais.
ROGÉRIO DA LUZ
Da Luz (Foto: Reprodução/TV Bahia)
Candidato a governador: Rogério Tadeu Da Luz (PRTB)
Vice-governador: Neto (PRTB)
Candidato a senador: Idalba Marins (PEN)
Coligação: Por uma Bahia Livre e Justa (PRTB e PEN)
Informações sobre os candidatos:
Presidente do PRTB na Bahia, Rogério Da Luz é analista de sistemas e concorreu pela primeira vez a um cargo eletivo em 2002, nas eleições para governador da Bahia. Em 2004 e 2012, disputou as eleições para a Prefeitura de Salvador.
RUI COSTA
Rui Costa (Foto: Henrique Mendes/G1 Bahia)
Candidato a governador: Rui Costa (PT)
Vice-governador: João Leão (PP)
Candidato a senador: Otto alencar (PSD)
Coligação: Pra Bahia Mudar Mais (PT, PP, PSD, PR, PCdoB, PDT, PTB)
Informações sobre os candidatos:
Formado em Economia, Rui Costa iniciou a vida política atuando em sindicatos ainda na década de 1980. Foi eleito vereador de Salvador em 2000 e reeleito em 2004. Se candidatou a deputado federal em 2006, e se elegeu para o cargo nas eleições de 2010.
Fonte: G1