Conheça os benefícios inimagináveis do inhame

Conheça os benefícios inimagináveis do inhame
Conheça os benefícios inimagináveis do inhame. Foto: Reprodução

O inhame, ou taro, é um tubérculo que promove muitos benefícios para a saúde, como combater a prisão de ventre, controlar a diabete e evitar doenças cardiovasculares, por ser rico em fibras com propriedades laxantes, hipolipídicas e hipoglicêmicas.

Além disso, o inhame também pode favorecer o emagrecimento, pois as fibras presentes nesse tubérculo prolongam o tempo de digestão dos alimentos, prolongando a saciedade entre as refeições.

O inhame, cujo nome científico é Colocasia esculenta (L.) Schott., é encontrado em feiras e supermercados, tem um sabor suave e textura parecida com a batata, podendo ser usado em receitas como “danoninho”, sucos, saladas, leite, purês, sopas, bolos e chips. Além disso, o inhame também é usado para fins medicinais, na forma de chás.

5 benefícios do inhame
Os principais benefícios do inhame para a saúde são:

1. Combate a prisão de ventre
O inhame possui boas quantidades de fibra solúvel, um tipo de fibra que absorve a água para o intestino, hidratando as fezes, facilitando a evacuação e combatendo, assim, a prisão de ventre.

2. Aumenta a energia e disposição
O inhame tem médio índice glicêmico, que aumenta a glicemia do sangue lentamente, aumentando a energia e a disposição durante os treinos, e a concentração durante uma prova ou teste, por exemplo. Conheça mais sobre o índice glicêmico dos alimentos.

3. Favorece o emagrecimento
Por ter boas quantidades de fibras, o inhame ajuda a prolongar a saciedade, diminuindo a vontade de comer ao longo do dia e favorecendo o emagrecimento.

No entanto, para emagrecer, é importante também manter uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos com regularidade.

4. Pode diminuir os sintomas da menopausa
O inhame contém diosgenina, um composto bioativo que possui efeito estrogênico e, por isso, pode ajudar no equilíbrio dos hormônios femininos, aliviando os sintomas da menopausa.

No entanto, ainda são necessários mais estudos científicos com seres humanos para comprovar os possíveis benefícios do inhame no tratamento dos sintomas da menopausa.

5. Ajuda a controlar a glicose
Por conter fibras, o inhame diminui a velocidade de absorção do açúcar dos alimentos, ajudando a controlar os níveis de glicose no sangue, prevenindo a resistência à insulina e a diabetes.

6. Mantém a saúde da pele
O inhame contém betacaroteno, um potente antioxidante que protege as células da pele contra os danos causados pelos raios ultravioleta do sol, além de evitar a perda de colágeno, mantendo a saúde da pele e evitando, assim, o surgimento de rugas e a flacidez.

7. Diminui o colesterol e triglicerídeos
Por conter fibras, o inhame diminui a absorção de gorduras no intestino, ajudando a diminuir os níveis de colesterol “ruim”, o LDL, e triglicerídeos no sangue, prevenindo doenças, como aterosclerose, infarto e derrame.

8. Aumenta a massa muscular
Por ser rico em potássio, um mineral necessário para o bom funcionamento do músculo e para a contração muscular, o inhame melhora o rendimento e a recuperação do músculo logo após o exercício físico, evitando cãibras e ajudando a aumentar a massa muscular. Veja outros alimentos que ajudam no ganho de massa muscular.

9. Mantém a saúde dos olhos
O inhame ajuda a manter a saúde dos olhos por conter betacaroteno, que é um precursor da vitamina A, atuando na produção de diversos pigmentos na retina que ajudam na visão noturna e na captação da luz pelos olhos.

10. Evita a pressão alta
O inhame é rico em potássio, um mineral que ajuda a eliminar o excesso de sódio do organismo pela urina, além de promover o relaxamento das artérias, facilitando a circulação do sangue e evitando a pressão alta.

11. Pode prevenir e combater o câncer
A vitamina A e o betacaroteno presentes no inhame evitam o estresse oxidativo das células saudáveis do corpo, podendo ajudar a prevenir e combater alguns tipos de câncer, como de cólon, de pulmão e fígado.

No entanto, estudos realizados em seres humanos ainda são necessários para comprovar os benefícios do inhame na prevenção e combate contra o câncer.

12. Combate inflamações
Os antioxidantes presentes no inhame, como vitamina a e betacaroteno, ajudam a combater as inflamações, podendo ajudar no tratamento de situações como síndrome do intestino irritável, úlcera e gastrite, por exemplo.

Entretanto, ainda são necessárias mais pesquisas com seres humanos para confirmar os possíveis benefícios do inhame no tratamento de inflamações.

13. Fortalece o sistema imunológico
Por conter vitamina C e betacaroteno, o consumo do inhame tem ação antioxidante e anti-inflamatória, melhora as funções das células de defesa do organismo e fortalecendo o sistema imunológico.

14. Previne o envelhecimento precoce
O inhame ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, porque contém boas quantidades de vitamina C e betacaroteno, nutrientes e compostos bioativos com ação antioxidante que combatem os radicais livres, evitando o surgimento de rugas e flacidez.

15. Evita a osteoporose
Com boas quantidades de potássio, o inhame ajuda a neutralizar o excesso de ácido no organismo, aumentando o pH do organismo, diminuindo a eliminação de cálcio pela urina e ajudando, assim, a evitar a osteoporose.

Inhame engorda?
Por ser rico em carboidratos e calorias, o inhame pode engordar, mas somente quando é consumido em grandes quantidades, em uma dieta desequilibrada e associada ao sedentarismo.

Propriedades do inhame
O inhame fornece diversos benefícios à saúde por possuir propriedades antioxidantes, digestivas, energéticas, hipolipemiantes, estrogênicas, anti-inflamatória, hipoglicemiantes e hipotensoras, graças ao seu teor de fibras, betacarotenos, vitamina A, potássio e diosgenina.

Diferença entre inhame e cará
O cará, cujo nome científico é Dioscorea cayanensis Lam, possui casca lisa e não tem “pelinhos”. Além disso, o cará contém menor quantidade de carboidratos, mas contêm maior teor de fibras. Conheça mais sobre cará e os seus benefícios para a saúde.

Já o inhame é um tubérculo com boas quantidades de carboidratos e amido resistente, mas que contém menor quantidade de fibras, cujo nome científico é Colocasia esculenta (L.) Schott. Além disso, a casca do inhame tem rachaduras e tem “pelinhos”.

Fonte: Tua Saúde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui